As competências fundamentais mais procuradas pelas empresas

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

Atualmente o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e não chega ter competências técnicas para conseguir preencher a vaga que está disponível e que nós queremos preencher, é muito importante desenvolver soft skills de forma a ter um perfil mais atraente e mais completo aos olhos dos recrutadores. Soft Skills são competências comportamentais e sociais que os profissionais devem para conseguirem contribuir para o sucesso e para o bem estar da empresa. Existem inúmeras competências fundamentais mais procuradas pelas empresas, no entanto nós fizemos uma seleção das mais fundamentais e vamos partilhá-las consigo. 

Autoestima

É importante que tenha noção do seu valor pessoal e profissional. Acredite mais em si e respeite os seus limites enquanto aprofunda os seus conhecimentos. 

Trabalho em equipa 

Esta é uma das competências mais procuradas no mercado de trabalho.Os profissionais que têm uma grande capacidade de trabalhar em equipa têm a percepção de que “juntos somos todos mais fortes” o que é muito importante para uma empresa, pois demonstra que o profissional está dedicado a ajudar a atingir os objetivos da empresa. As pessoas que adoram trabalhar em equipa devem ser profissionais que valorizam as ideias de todos e que sabem identificar e resolver potenciais conflitos.

Relacionamentos profissionais

Ter uma relação saudável com os seus colegas é essencial para si e para a empresa. Ao ter uma boa relação com os seus colegas de trabalho existem mais processos de comunicação entre si e os seus colegas, o que aumenta o fluxo de informação dentro da empresa. A comunicação é uma das competências fundamentais mais procuradas pela empresa, isto porque um maior fluxo de informação possibilita que a empresa consiga atingir os seus objetivos mais rapidamente. 

Criatividade 

A criatividade é a capacidade de imaginar, criar ou produzir novos conceitos e coisas únicas. Apresentar ideias e soluções inovadoras é fundamental para o seu percurso e para a sua empresa. Os erros fazem parte da aprendizagem, não tenha medo de errar, faz parte. 

Proatividade

Ser proativo significa estar sempre um passo à frente. Já conheceu alguém que fala mas não age? Pois, essas pessoas não são proativas. O proativo fala e põe em prática. A proatividade é uma das competências fundamentais mais procuradas no mercado de trabalho em todas as áreas, ser proativo demonstra interesse e motivação. 

Adaptabilidade 

É a capacidade de se adaptar de acordo com as necessidades urgentes da sua empresa. A adaptabilidade exige que os profissionais saibam gerir bem as mudanças que ocorrem diariamente. Um profissional que possua esta capacidade de adaptabilidade, consegue reagir de forma assertiva a eventuais mudanças.

Aptidões tecnológicas 

A tecnologia deixou de ser um extra e passou a ser uma necessidade, tanto para as empresas como para as pessoas. O ecossistema digital permite que as empresas melhorem os seus processos e também é um canal de comunicação extra para estabelecer uma ligação com o seu target. Hoje em dia é muito importante que os profissionais tenham competências tecnológicas porque esta é uma das competências fundamentais mais valorizadas pelas empresas. 

Na Do It Better nós sabemos o quanto é importante adquirir novos conhecimentos informáticos para conseguir ter vantagem sobre outros profissionais, é por isso que oferecemos a possibilidade de ingressar num curso de excel para conseguir melhorar as suas competências a nível profissional. 

Resiliência

É a capacidade de se adaptar em situações difíceis e de stress. Dito por outras palavras, a capacidade de resolver problemas e de se adaptar a situações sob pressão e de saber enfrentar obstáculos. Esta competência fundamental é algo que não nasce connosco, é uma competência fundamental que é aprendida ao longo do tempo, seja a nível pessoal, académico ou profissional. 

O talento que as empresas conseguem reter é essencial para o crescimento das mesmas. As empresas devem estar atentas às competências fundamentais que estão a ser valorizadas no mercado de trabalho regularmente, para que consigam manter a sua vantagem competitiva no seu setor. 


Se está à procura de obter uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, a Do It Better oferece vários cursos e programas de formação profissional capazes de o ajudar a impulsionar a sua carreira e as suas oportunidades no mercado de trabalho.

ABOUT INSTRUCTOR