6 Vantagens da Formação Profissional Contínua

A Importância e as Vantagens de uma Formação Profissional Contínua para as empresas e funcionários

Apostar num Investimento com Retorno

A formação profissional contínua tem um papel fulcral no desenvolvimento da carreira de qualquer profissional. No entanto, apesar da própria legislação portuguesa impor a obrigatoriedade das empresas proporcionarem a formação profissional contínua aos seus colaboradores, esta situação não é vista como uma oportunidade por todos os empregadores. O regime jurídico está previsto nos artigos 130º e seguintes do Código do Trabalho. Para algumas empresas a formação profissional contínua é apenas um aumento de custos para a própria organização e descartam os benefícios na aquisição de novos conhecimentos e na atualização ou renovação de conhecimentos anteriormente adquiridos .

A formação profissional contínua nas empresas é fundamental para garantir a qualificação do seu capital humano, pois são as pessoas que constituem a sua matéria-prima e, consequentemente, a sua mais-valia e diferencial no contexto de mercado. Apostar na formação dos recursos humanos é apostar na principal área chave para a competitividade. Sem trabalhadores qualificados não há organizações de sucesso. Daí que o investimento permanente em formação profissional dos quadros das empresas não possa ser encarado como um custo sem qualquer retorno, mas antes uma necessidade das próprias empresas, que precisam de funcionários preparados para qualquer desafio no âmbito da sua actividade profissional.

Por isso, há que evidenciar a importância e as vantagens que a formação profissional contínua traz, tanto para os profissionais, como para as empresas:

  • Formação significa mais produtividade;
  • Formação significa mais rentabilização;
  • Garante a validação de conhecimentos;
  • Informação mais atualizada;
  • Diferenciação no mercado.
  • Maior probabilidade de inserção profissional

Deste modo, parece-nos evidente que apostar na formação profissional contínua deve ser uma opção importante a considerar, pois conforme demonstrado, é uma opção que apresenta benefícios evidentes tanto para as empresas como para os seus próprios colaboradores.

Saiba ainda quais são as principais razões pelas quais as empresas tem de assegurar formação aos seus colaboradores!

vantagens da formação profissional contínua