4 dicas sobre a comunicação não verbal durante uma entrevista de emprego
- Categories Ressources humaines
- Date 26/02/2023
A comunicação não verbal inclui expressões faciais, contacto visual, gestos, postura e todos os outros comportamentos que não estão relacionados com comunicação oral. É estimado que a linguagem corporal seja responsável por cerca de 60% da mensagem a transmitir, sendo importante prestar atenção a este tipo de comunicação durante uma entrevista.
Durante uma entrevista, a linguagem não verbal pode transmitir o nível de interesse e entusiasmo pelo cargo, bem como pela Organização.
Dicas para uma correta comunicação não verbal:
– Estabelecer contacto visual;
– Optar por uma postura descontraída;
– Estar atento ao uso das mãos;
– Fazer movimentos ligeiros e suaves.
Estabelecer contacto visual
O contacto visual é fundamental para demonstrar segurança, uma vez que alterar constantemente o ponto de foco é associado à omissão de informações ou falta de confiança.
Optar por uma postura descontraída
A postura deve também demonstrar confiança, mas não ser invasiva. O tronco deve estar direito, relaxado e ligeiramente inclinado para a frente. Os braços devem estar relaxados com as mãos apoiadas nas suas pernas. As pernas cruzadas devem ser comportamentos a evitar.
Estar atento ao uso das mãos
O uso das mãos é algo a acrescentar, caso não seja excessivo, caso contrário, pode fazer com que o entrevistador não preste tanta atenção, desconcentrando-se. Gesticular deve apenas ser um auxílio de comunicação, usado de forma suave e natural.
Fazer movimentos ligeiros e suaves
Comunicar com alguém que não demonstra qualquer tipo de sinal que está a receber a mensagem é frustrante. Portanto, enquanto o entrevistador passar a mensagem, o ideal é fazer movimentos ligeiros e suaves, demonstrando que a mensagem está a ser recebida. Acenar ligeiramente a cabeça é a melhor opção.
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