A importância da Contabilidade para a Gestão das Empresas
- Categories Curso de Assistente Administrativo e de Contabilidade
- Date 12/02/2023
A área da Contabilidade é considerada uma ferramenta de gestão empresarial e financeira, que faz parte do ciclo de vida de qualquer empresa. Disponibiliza relatórios atualizados, desenvolvidos com dados reais da empresa e do seu património em tempo útil, o que permite uma melhor monitorização e controlo da atividade da empresa.
Esta área contribui para o desenvolvimento saudável de um negócio, pois é a base que oferece um grande suporte à gestão, para o planeamento, controlo e processo de tomada de decisão. É com a ajuda fornecida pela informação da Contabilidade que o desempenho de uma empresa pode ser avaliado, ao mesmo tempo que os seus registos previnem o surgimento de fraudes, furtos ou incumprimentos involuntários. Assim, para que o resultado dos dados aferidos pela Contabilidade seja credível e rigoroso, a informação da empresa tem que estar devidamente estruturada e organizada.
Na vertente da Contabilidade associada à gestão de empresas, processa-se a recolha da informação financeira, para que seja um elemento a ter em conta pelos gestores na tomada de decisão, permitindo estabelecer padrões, saber quais as variáveis com mais impacto no resultado e quais os aspetos que requerem mais atenção.
Em suma, conclui-se que os pontos de maior importância aquando da atuação da contabilidade na gestão empresarial são:
- Acesso aos dados da empresa em tempo real;
- Otimização e aperfeiçoamento dos processos;
- Controlo da atividade e planeamento estratégico;
- Auxílio aos gestores no processo de decisão;
- Tomada de decisões mais seguras;
- Deteção de erros que afetam a saúde financeira da empresa.
Gostaria de desenvolver competências e adquirir conhecimentos acerca deste tópico?
A DO IT BETTER possui um Curso de Assistente Administrativo e de Contabilidade que lhe permitirá aprofundar esta matéria de modo a poder adquirir capacidades como tratar do expediente de uma empresa; fazer emissão de faturas e outros documentos contabilísticos; ler e calcular alguns indicadores de gestão administrativa; compreender a importância da utilização de programas informáticos de faturação e contabilidade e, acima de tudo, com foco no objetivo de lhe proporcionar uma rápida integração no mercado de trabalho.