bbb logo

BigBlueButton 2.4

O que há de novo na 2.4?

 

BigBlueButton lança a versão 2.4 com análise ao vivo para formadores

Um painel de análise ao vivo para acompanhar os formandos

learning dashboard

Uma reclamação comum dos formadores on-line é que o progresso do aluno é muito mais difícil de avaliar e requer mais esforço mental. Uma pesquisa mostra que durante uma aula ao vivo, os formadores têm três perguntas principais:

• Quem está na minha classe?
• Quem está participando?
• Quem está aprendendo?

O BigBlueButton 2.4 inclui o Learning Analytics Dashboard, um painel ao vivo que fornece aos formadores informações para responder às perguntas acima. Especificamente, o Painel do Learning Analytics mostra:

Presença – Uma lista de todos os formandos, juntamente com a quantidade exata de tempo que cada formando esteve na aula (o formandor não precisa de andar à procura se um formando em particular se atrasou e perdeu algum material anterior).

Participação – Uma pontuação de atividade relativa (de 10) para cada formando, para que se possa ver facilmente quais os formandos estão ativos ou não. A pontuação da atividade inclui frequência, tempo de conversa, bate-papo, levantar a mão, emojis e outras atividades em sala de aula.

Aprendizado – Um resumo de todos os resultados da pesquisa, que com base em suas pesquisas sobre o material permitirá que você veja rapidamente se a turma – ou formandos individuais – estão aprendendo o conteúdo.

Um design importante do Learning Analytics Dashboard é que as informações estão disponíveis durante a aula ao vivo (não como um relatório estático após o término da aula). Como um copiloto auxiliando o piloto em voo, o Learning Analytics Dashboard fornece dados ao vivo em toda a sua aula para ajudá-lo a se concentrar no ensino eficaz dos formandos.

Como o BigBlueButton 2.4 pode tornar a sua vida ainda mais fácil e o seu ensino mais eficaz?


Mais de um milhão de professores / formadores usaram BigBlueButton no ano passado. Com base no feedback deles, foram feitas várias melhorias de usabilidade para ajudar a oferecer aulas mais eficazes. Essas melhorias incluem:

Renomear e estender salas temáticas
Para tornar as salas de apoio mais personalizadas e mais divertidas para os formandos, agora pode-se atribuir nomes personalizados, como “Equipe Vermelha” ou “Equipe Azul”. Para dar mais tempo às suas equipas temáticas, agora pode-se estender a duração das salas temáticas com apenas alguns cliques.

Inquéritos anónimos
Para ajudar a estimular a participação em tópicos potencialmente sensíveis, agora pode-se realizar pesquisas anónimas. Com pesquisas anónimas, ao dar as respostas, os formandos veem um aviso de que suas respostas individuais não são visíveis para o instrutor. (As respostas individuais também não aparecem no Painel do Learning Analytics.)

Simplifique o compartilhamento de vídeo
Simplificamos a visualização dos formandos de um vídeo compartilhado para mostrar apenas um indicador de volume (nenhum outro controle é visível) para ajudar a mantê-los envolvidos no conteúdo que você está compartilhando.

As gravações incluem inquéritos e links de vídeo compartilhados
Ao visualizar uma gravação, os resultados do inquérito e os links de vídeo compartilhados agora ficam visíveis no bate-papo público, tornando mais fácil para os formandos visualizarem a gravação para ver mais do contexto da sua turma.

Plano de fundo virtual para webcams
Um desempenho de vídeo aprimorado que carrega mais rápido e oferece aos utilizadores fundos virtuais para respeitar a privacidade.

O que já existia na 2.3?

escolher audio

Escolha de equipamentos audio mais fácil

  • Possibilidade de escolha de áudio (microfone e auscultadores/colunas), com uma facilidade tremenda, deixando de ser necessário ter de ir às definições do navegador.
  • O utilizador recebe uma notificação se tenta falar e o microfone está desligado.

Estado da ligação

Um ícone novo que mostra o estado da ligação do utilizador.

O utilizador recebe constantemente a informação sobre o estado da ligação em que se encontra. Saberá no imediato se está com problemas de internet/ligação.

Para ajudar os formadores a ver se algum formando está a ter problemas de ligação, quando um formador clicar no seu ícone de « status de conectividade », eles irão ver o seu registo, bem como um registo do status de conectividade de todos os formandos na sessão.

estadodaligacao

A captura de ecrã ao lado, mostra que o formando Kert teve uma pequena quebra na conectividade às 13h04 e o formando Tyler às 13h18. Nota: a exibição é de eventos passados, não do status atual. A conectividade de Kert e Tyler pode ter voltado ao normal, entretanto.

Este registro ajuda os formadores a ver rapidamente se a largura de banda da rede pode ser um problema. Por exemplo, se um formando está a dizer que o áudio do formador não está bom e o status da ligação mostra que o utilizador recebeu recentemente uma mensagem de que seu formando pode estar a ter problemas de rede, então o mau áudio provavelmente é resultado de problemas de rede.

bigbluebutton-connection-status
facilalterar

Alterar ficheiros para apresentação 

Maior facilidade em alternar entre apresentações e outros ficheiros previamente carregados.

Som na partilha de ecrã

Partilha do som de um separador do Chrome

Webcam do utilizador que está a falar

O utilizador que está a falar vai aparecer mais visível para todos

alterarwebcams

 

Alterar a posição das webcams

Possibilidade de alterar a posição das webcams

Levantar a mão

ícone, que já existia, foi agora colocado no canto inferior direito para uma mais fácil utilização.

risehand

 

 

O apresentador é notificado

sempre que alguém faz « levantar a mão », a pedir para falar.

Sobre o BigBlueButton

bbb ensino

O BigBlueButton é o primeiro software de videoconferência, de código aberto, completamente pensado para o ensino online, dando a cada aluno acesso a um ensino à distância, de alta qualidade, usando apenas um navegador  de internet.
O BigBlueButton permite que os utilizadores conduzam conferências na internet e compartilhem documentos, arquivos de áudio e vídeo. O recurso de « quadro branco » do software permite que os apresentadores marquem tópicos valiosos na apresentação. Além disso, apresenta vários recursos que permitem envolver os alunos e ajuda, como perguntas/respostas ou « notas partilhadas ». O recurso « compartilhar área de trabalho » do BigBlueButton vai além dos slides e permite que os apresentadores compartilhem o seu ecrã com o público, permitindo uma melhor compreensão dos tópicos.
O BigBlueButton suporta múltiplos utilizadores em uma videoconferencia sem limite para o número de webcams ativas.

O BigBlueButton é continuamente moldado por professores em todo o mundo. Cada recurso existente e novo, foi solicitado por professores para os alunos.

A trabalhar todos dias para dar o melhor!

Continue a ser better connosco!

ABOUT INSTRUCTOR