Apenas 1 em cada 10 portugueses fizeram formações durante a pandemia
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal é um dos países onde é mais urgente atuar na formação educacional de adultos.
Apenas 10% dos portugueses optaram por frequentar formações em 2020 (contexto pandémico). Dessa percentagem, foram contabilizados portugueses com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos. A falta de investimento a nível pessoal deixou Portugal num dos lugares menos desejados relativamente à formação de adultos, tornando-se um dos países com o pior enquadramento financeiro para a educação, existindo uma necessidade urgente para apostar nos recursos humanos e, consequentemente, na sua formação profissional.
Os principais obstáculos apontados para não fazerem as formações são:
- falta de tempo ou de disponibilidade;
- custos financeiros;
- motivos familiares;
- falta de apoio da entidade empregadora;
- falta de oferta adequada;
- distância.
Em resposta a esta problemática, a Fundação José Neves (FJN), lançou o Guia para Adultos: “Como aprender ao longo da vida?”, onde refere que 14 das atuais profissões poderão vir a tornar-se automatizadas e 32% das mesmas, vão sofrer mudanças nas suas funções.
Em resposta a essa problemática, apresentamos as vantagens para realizar uma formação profissional. Entre as quais destacam-se:
- Alteração de carreira;
- Ascender a um novo patamar de competitividade;
- Aprendizagem;
- Atualização dos conhecimentos;
- Maior probabilidade de inserção no mercado de trabalho;
A Fundação José Neves refere, ainda, que quem prossegue para os cursos Técnicos superiores profissionais têm mais 10% de ganhos salariais face aos do ensino secundário. Com a chegada da pandemia, estivemos expostos a uma nova realidade, da qual deu-se prioridade ao ensino à distância e esqueceu-se o que as aulas presenciais oferecem. Nesta realidade mais normal, com os cursos na Do It Better, pretendemos dar a volta a esta situação e promover/ conceder uma oportunidade a todos para que tenham uma formação adequada, com uma oferta personalizada.
Pode formar-se nas diversas áreas à distância de um clique ou presencialmente sempre aliando a componente prática. Venha certificar-se connosco!