6 alimentos que ajudam a combater o stress
Numa entrevista ao portal GAZ conhecido por abordar temas relacionados com a saúde, bem estar e qualidade de vida, o médico Paulo Lessa refere os 6 alimentos que aumentam o nível de serotonina no organismo e que são ricos em vitaminas e aminoácidos.
E o que é a Serotonina?
Esta substância atua como um regulador do sono, responsável por melhorar o humor, o bem estar, o apetite, a temperatura do corpo e o intelecto.
Vivemos atualmente um momento de stress e ansiedade constantes, onde as pessoas têm estado mais tensas, nervosas, ansiosas devido aos tempos mais difíceis e “ incertos”. Neste momento devemos apostar em alimentos que ajudem a combater esse stress diário e o Dr. Paulo Lessa afirma que “nos últimos tempos tem presenciado que o stress provoca uma grande mudança nas emoções e estas alterações refletem-se na saúde (…) se não procurarem ajuda, as pessoas podem rapidamente chegar à depressão e à síndrome do pânico”.
Existem tratamentos e terapias para controlar o stress que são muito úteis, no entanto, a alimentação também pode ajudar nestes questões. “Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente na diminuição do stress”, explica.
Os 6 alimentos são:
- Chocolate – Quem nunca comeu um chocolate e logo a seguir se sentiu mais calmo e satisfeito? O Chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina.
- Banana- A banana é óptima para a diminuição do stress e depressão e graças ao seu teor de triptofano, proporciona saciedade e estimula a produção de serotonina.
- Ovos – Outro alimento que ativa o triptofano é o ovo. Uma vez ativo, o triptofano estimula a serotonina. De acordo com um estudo do American Journal of Clinical Nutrition, o ovo também melhora o desempenho do cérebro por causa de um nutriente conhecido como colina. Presente na gema do ovo, é essencial para desenvolver a região relacionada com a memória.”
- Hidratos de Carbono – Assim como as frutas mais adocicadas, os hidratos elevam o nível de açúcar no sangue, o que dá prazer, sensação de saciedade e bem estar.
- Chás – Os chás naturais são óptimos para acalmar. O chá de camomila por exemplo, é um bom calmante. O chá de erva doce também é bom para a dor de cabeça, acalmar palpitações e stress. Ter em atenção que alguns chás como o preto, verde e gengibre, se consumidos à noite, podem ter o efeito contrário e atrapalhar o seu sono.
- Carnes e Peixes – Segundo Paulo Lessa, as carnes e peixes são a melhor fonte natural de triptofano e aminoácido que, em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio, produzem a serotonina. “Estes alimentos apresentam outro aminoácido, chamado taurina que aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.”
Alimentação saudável significa ter saúde! Na Do It Better pode dedicar-se a estas e outras questões de forma prática através do Curso de Nutrição e Dietética e Parafarmácia.
Com a realização deste curso terá como Saídas Profissionais:
- Comerciais em estabelecimentos de promoção da Saúde e Bem-Estar;
- Dietéticas, ervanárias e lojas de suplementos;
- Estabelecimentos de venda de produtos naturais;
- Empresas dedicadas à gestão de refeitórios escolares;
- Estabelecimentos de parafarmácias;
- Centros de estética e beleza, entre outros.
Esta é uma formação certificada pela DGERT que lhe dará todas as competências profissionais que necessita para se tornar um profissional de sucesso. Não perca tempo, venha ser Better connosco.