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Como escrever um bom CV – 9 dicas para um bom currículo

Para ser bem sucedido na procura de emprego, que informações deve o seu CV conter? O que deve e o que não deve escrever? Como deve ser estruturado? Estas são algumas das dúvidas mais frequentes de quem procura escrever ou atualizar o seu currículo. Neste artigo iremos responder a todas elas e explicar-lhe como escrever um bom CV.

O que é e para que serve um Curriculum Vitae?

O Curriculum Vitae (CV) é um documento essencial durante a procura de emprego. Este pode fazer toda a diferença entre receber um convite a uma entrevista para o seu emprego de sonho ou receber um telefonema a dizer que não foi selecionado.
A maneira correta de encarar a construção do seu currículo é vê-lo como uma ferramenta que vai utilizar com o objetivo de se “autopromover”, tendo como meta ser convidado para uma entrevista de emprego.
O CV deve sumarizar toda a sua experiência em uma ou duas páginas, que servirão para dar ao empregador uma visão geral das suas qualificações para a posição a que se está a candidatar.

Que informações deve colocar no seu CV?

Falando em conteúdo, saber qual a informação que deve excluir do CV pode ser tão importante quanto saber aquilo que deve incluir. O seu documento tem de transmitir a experiência mais relevante para o cargo a que se está a candidatar, ao invés de ser uma descrição de todas as experiências e funções profissionais que já teve na sua carreira.
Por norma, os currículos não devem ter mais de duas páginas, por isso é possível que tenha de remover alguns itens que considere serem de menor relevância.
O seu CV deve conter as seguintes secções:
– Fotografia: A foto que utiliza deve ser adequada e com qualidade. Deve ser tirada num local bem iluminado e sem muitas distrações atrás de si. Não pode ser uma foto tirada, por exemplo, numa saída à noite ou num café. A foto do CV vai ser a primeira impressão que o empregador tem de si, e é do seu interesse que a foto transmita profissionalismo;
– Dados pessoais: nome, nacionalidade, local de residência, contacto telefónico e e-mail são informações essenciais e que devem sempre estar bem visíveis; de preferência na parte superior da primeira página;
– Descrição de competências: secção onde descreve as suas competências e características pessoais. Foque-se nas que considera mais úteis para ter sucesso no cargo a que se candidata;
– Experiência profissional: recomendamos que coloque por ordem cronológica as empresas onde trabalhou, da mais recente para a mais antiga, sempre destacando as experiências relacionadas com o cargo a que se está a candidatar. No entanto, o mais importante aqui é a descrição da sua função. Dê relevância às suas responsabilidades, e procure apresentar resultados concretos que revelem o seu sucesso nessa função;
– Educação e formação relevante: é importante apresentar o seu percurso académico e certificados que tenha obtido.

Truques e dicas

Depois de já ter a informação toda estruturada, há algumas dicas que podem ajudar a aperfeiçoar e dar mais destaque ao seu CV:
– Deve reler várias vezes tudo o que escreveu para evitar erros ortográficos. Caso a escrita não seja o seu ponto forte, peça a um amigo ou familiar para ler e dar o seu feedback;
– Nunca deve mentir ou colocar informações falsas, não é eticamente correto e facilmente pode ser apanhado;
– Ter palavras-chave relacionadas com a função, cultura e valores da empresa a que se candidata. Por exemplo, para uma posição de segurança há competências essenciais, como responsabilidade e rigor dada a natureza e importância da função.
Procure ser criativo:
Concluindo, o design do currículo tem de ser adequado à área a que se está a candidatar. O CV de um designer terá de utilizar um esquema de cores e formas geométricas diferentes do de um médico ou advogado.
Procure inspiração em outros CVs já feitos, pode encontrar algumas sugestões aqui, e saiba como construir um curriculum criativo.
Com um curriculum bem estruturado e com toda a informação certa, só lhe resta mesmo preparar-se para a entrevista, conheça as 10 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego.
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