Curso de Pastelaria e Padaria

Curso de Pastelaria e Padaria

O curso de formação de Técnicas de Pastelaria e Padaria inclui o ensino das práticas profissionais inerentes à função de pasteleiro/a e padeiro/a, capacitando os formandos de conhecimentos no domínio das normas de higiene e segurança alimentar, e planificação e direção dos trabalhos de cozinha (pastelaria e padaria).

O curso Técnicas de Pastelaria e Padaria da  DO IT BETTER® permite a aquisição de competências para além das técnicas básicas, dos domínios comportamentais e organizacionais para que no futuro profissional possa desenvolver o seu trabalho de forma responsável e ética em Pastelaria e Padaria, de acordo com as normas de higiene e segurança alimentar e com as práticas atuais de confeção de doces e pães.

Módulos – Módulo Horas

Totais

1. Preparação e confeção de massas base, recheios, cremes e molhos de pastelaria M1 48H
2. Preparação e confeção de doçaria tradicional portuguesa M2 24H
3. Confeção de pães regionais M13 24H
Nº de Horas Totais 96H

Este curso permite aos formandos a aquisição de competências e de ferramentas para trabalhar em qualquer tipo de cozinha (pastelaria e/ou padaria). Permite, ainda, dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos na área da pastelaria de forma a potenciar o trabalho profissional nesta área, quer seja como atividade principal ou complementar.

Planificar e dirigir os trabalhos de cozinha (pastelaria e/ou padaria), preparar e confecionar produtos alimentares são objetivos gerais que esta formação permite alcançar, assim como, a capacidade de exercer a profissão por conta própria ou através da integração do profissional em qualquer tipo de cozinha.

Assim pretende-se que os formandos, no final do curso, sejam capazes de:

  • Armazenar e assegurar o estado de conservação das matérias utilizadas no serviço de pastelaria;
  • Planear e preparar o serviço de pastelaria, deforma a possibilitar a confeção das refeições necessárias;
  • Confecionar sobremesas de acordo com a receita e em função da ementa estabelecida;
  • Preparar massas, cremes e recheios depastelaria;
  • Confecionar produtos depastelaria;
  • Efetuara limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios do serviço, verificando existências e controlando o seu estado de conservação;

Saídas Profissionais:

  • Pasteleiro/a.
  • Padeiro/a

Designação Profissional: Pasteleiro/a e Padeiro/a

Após a conclusão do curso todos os formandos receberão um certificado de formação, gratuito, que reconhece e certifica todas as suas competências profissionais, assegurando a qualificação necessária para o exercício de uma profissão. Nesta área é estabelecido um Certificado Do It Better segundo o Decreto-Lei nº 396/2007 de 31 de Dezembro.

Formadores

Casos de Éxito

Grupos

Lecturer

Ricardo Carneiro