A importância da leitura no processo de formação das crianças

A importância da leitura no processo de formação das crianças

A leitura infantil possui um papel importante na educação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, sentimentos e emoções, facilitando o processo de aprendizagem.

 A literatura infantil, visa estabelecer um processo de conhecimento contínuo na vida da criança, favorecendo:

  • Aquisição de conhecimentos
  • Desenvolvimento emocional
  • Capacidade de expressar melhor as suas ideias
  • Desenvolvimento de competências de leitura e escrita
  • Desenvolvimento da criatividade e exploração

Na literatura infantil, os livros contribuem para a abertura de uma nova mentalidade da criança, garantindo que esta comece a decifrar e avaliar aquilo que lhe é lido, possibilitando-a para o seu desenvolvimento imaginário e intelectual, o que permitirá que a criança comece a alterar e a reconstruir a história na sua mente.

A literatura tem a capacidade de estimular várias áreas do cérebro a nível:

  • Cognitivo e afetivo
  • Do processo de aprendizagem
  • Psicomotor

 Os hábitos de leitura não devem estar somente presentes na vida adulta pois quanto mais cedo a criança tiver um contacto com os livros, maior será a probabilidade de se formar num adulto com gosto pela leitura. Deste modo, é necessário que os profissionais de educação incentivem à leitura de histórias às crianças desde os primeiros anos de vida, fomentando a sua imaginação e compreensão da fala, estimulando também o desenvolvimento crítico e reflexivo dos pequenos leitores.

 Os professores são um papel fundamental no estímulo da leitura na vida das crianças, tendo como principal função conduzi-las ao contacto direto com os livros, o que muitas vezes não é fomentado nas famílias, as escolas deverão apresentar essa responsabilidade com o objetivo de formar os novos jovens. No entanto a família não deixar de ser o principal responsável em garantir que as crianças iniciem atividades de leitura, levando a que estes hábitos integrem a vida pessoal, construindo, consequentemente, uma relação mais próxima no âmbito familiar.  

 A Do it Better deixa algumas dicas de como animar as crianças no ato da leitura:

  • Estímulo visual – Para crianças mais pequenas, que ainda se encontram no primeiro contacto com os livros, procure histórias por meio de ilustrações.
  • Obras adaptadas – Aposte nas obras mais clássicas, contribuindo para um conhecimento cultural universal.  
  • Introdução aos poemas – Os poemas normalmente apresentam uma linguagem mais cuidada, havendo alguns apropriados especialmente para as crianças levando-as a conhecer o ritmo presente nos poemas.

 

  • importância da leitura no processo de formação das crianças

A literatura na vida das crianças irá ter repercussões tanto educacionais como sociais, influenciando sentimentos, estados de espírito, como a memória.  

O curso de Técnico Auxiliar de Ação Educativa, da Do It Better dar-lhe-á conhecimentos para que possa criar, organizar e realizar todo o tipo de atividades com crianças, incluindo atividades ligadas à literatura.

 

Autoria: Marta Borges