Prazo de Validade – Conhece as diferentes denominações?

Sabia que por detrás de um mero prazo de validade há muitos parâmetros aos quais devemos ter atenção?

Se o assunto que está em dia são as preocupações em relação ao meio ambiente e se surgem cada vez mais ideias criativas sobre como ter um estilo de vida mais sustentável, estará na altura de falar um pouco sobre o desperdício alimentar!
Segundo o relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e pela União Europeia) de 2019, em Portugal são desperdiçados 1,3 mil milhões de alimentos aptos para consumo por ano.
São valores realmente assustadores para um país das dimensões do nosso, e por esse motivo a base para o combate desta problemática passa pela sensibilização e pela transmissão de conhecimentos e informações que podem não ser transmitidas pelos interesses económicos que acarretam.
Hoje em dia, muitas pessoas ainda não sabem qual é efetivamente a diferença entre as variadas denominações dos prazos de validade dos produtos que consumimos e adquirimos diariamente. Esta pode ser uma das principais razões para a quantidade de alimentos desperdiçados anualmente em Portugal!
Vamos então ao que interessa!
As datas de validade tanto podem ser apresentadas como:
-Data limite de consumo – Apresentadas como “consumir até”;
-Data de durabilidade mínima – Apresentadas como “consumir de preferência antes de” ou “consumir de preferência antes do fim de”;
Ou seja, no primeiro, é apresentada a data até à qual se pode consumir o produto em segurança, no segundo, é apresentada a data até que se deve consumir preferencialmente, apesar do produto continuar a poder ser consumido desde que seja conservado tal como é indicado na embalagem.
Consumir até – indica a data limite de consumo de um produto, ou seja, o produto deve ser consumido apenas até à data indicada. O seu consumo após a data limite pode representar perigo para a saúde.
Alguns produtos que apresentam este tipo de prazo de validade: carne fresca, iogurtes e queijo fresco.
Consumir de preferência antes de – Indica a data de durabilidade mínima do produto, apresentada por Dia/Mês/Ano. É também a data até à qual o alimento conserva as suas propriedades específicas. O produto pode ser consumido depois da data apresentada desde que as regras de conservação sejam respeitadas.
Alguns produtos que apresentam este tipo de prazo de validade: azeite, bolachas e os cereais.
Consumir de preferência antes do fim de – Indica a data de durabilidade mínima do produto, identificada apenas por Mês/Ano. O produto pode ser consumido depois da data apresentada desde que as regras de conservação sejam respeitadas. Este tipo de prazo de validade é normalmente apresentado em produtos que, pelas suas características de conservação, têm uma durabilidade mais alargada.
Alguns produtos que apresentam este tipo de prazo de validade: congelados e conservas.
Há ainda produtos sem prazo de validade específico, como é o caso do sal, do açúcar e do vinagre, que são considerados conservantes naturais.
Conhecer estas diferentes denominações irá permitir-lhe fazer escolhas mais acertadas e ponderadas, rentabilizar o consumo destes produtos, permitindo a poupança e ainda diminuindo o desperdício alimentar desnecessário, contribuindo para um mundo mais sustentável, um tema bastante presente nos nossos dias!
No Curso de Nutrição, Dietética e Parafarmácia da Do It Better, poderá aprofundar os seus conhecimentos acerca da nutrição, hábitos alimentares, segurança, microbiologia alimentar, medicamentos não sujeitos a receita médica e muito mais!
Ser saudável é saúde e promover um estilo de vida saudável será a sua função!
Venha ser BETTER connosco!

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário