INEM confere Acreditação à Do It Better para formação em SBV e SBV-DAE

O INEM conferiu à Do It Better acreditação para ministrar formações em Suporte Básico de Vida Adulto e Pediátrico em ambiente extra-hospitalar.

Os cursos de formação de SBV  e SBV-DAE com a Acreditação do INEM  promovidos pela Do It Better, têm como objetivo promover competências para aplicação de técnicas de primeiros socorros, a formandos nas diversas áreas de formação.

Os cursos não conferem uma saída profissional mas garantem, por outro lado, o domínio de competências essenciais na resposta a situações de emergência que poderão ocorrer em qualquer contexto profissional ou social do nosso quotidiano.

Estes cursos inserem-se num conjunto de soluções formativas direcionadas a qualquer adulto interessado, revestindo-se de especial interesse na resposta a situações de emergência.

Dominar competências na área da saúde e, nomeadamente, das técnicas de socorrismo é um exercício de cidadania ativa que pode salvar vidas.

O Desfibrilhador Automático Externo (DAE), passa a ser obrigatório em:

  • Estabelecimentos de comércio a retalho, isoladamente considerados ou inseridos em conjuntos comerciais, que tenham uma área de venda igual ou superior a 2000 m2;
  • Conjuntos comerciais que tenham uma área bruta locável igual ou superior a 8000 m2;
  • Aeroportos e Portos Comerciais;
  • Estações ferroviárias, de metro e de camionagem, com fluxo médio diário superior a 10 000 passageiros;
  • Em recintos desportivos, de lazer e de recreio com lotação superior a 5 mil pessoas.

O operador deste aparelho não tem que ser médico, mas deve ter formação em Suporte Básico de Vida (SBV-DAE), uma vez que o mesmo é utilizado em paragens cardiorrespiratórias e tem como função identificar o ritmo cardíaco ou fibrilhação ventricular presente em 90% das paragens cardíacas.

Este aparelho visa o aumento da taxa de sobrevivência por morte súbita, tendo em conta que atualmente apenas 5% das vítimas sobrevivem em locais onde não existem programas de DAE instalados.

 

Autoria: Jéssica Monteiro