Técnicas para o seu cão lhe obedecer

Técnicas para o seu cão lhe obedecerQuem tem cães em casa sabe o quão difícil é obedecerem aos donos. Podemos equiparar o comportamento dos cães com o de uma criança. Vão testando os limites do dono para saber até onde podem ir, por isso é importante estabelecer algumas barreiras.

 

Por muito que um cão bebé seja fofo e carinhoso, criá-lo de forma correta requer muito trabalho. Transformar um cão bebé em um cão adulto bem comportado requer tempo, paciência e muito amor. Estes 3 elementos serão essencial para começar a estabelecer uma boa relação e ensinar o seu cão durante a sua vida.

Neste artigo, apresentamos algumas dicas para o cão lhe obedecer e como tornar a aprendizagem numa forma divertida. A aprendizagem do seu cão não pode apenas centrar-se em fazê-lo sentar e dar a pata. Tem de estabelecer ordens para evitar que o seu animal de estimação lhe desobedeça e não destrua as coisas nem o espaço do dono.

dica dos especialistas é lidar com o cão como sendo o líder da matilha, ou seja, o dono é considerado o cão-alfa. Por isso, tem de ser o primeiro em tudo.

Se o seu cão começar a pedir comida, não dê no imediato. Caso o dono obedecer, o cão pensa que é hierarquicamente superior. O ideal é o seu cão alimentar-se depois de toda a família, assim irá perceber que o seu horário de alimentação é logo depois. Não perca a oportunidade de antes de dar a comida, ensinar um comando ao seu cão, como por exemplo sentar, dar a pata, deitar…

Quando o seu cão fizer algo errado, corrija no momento, senão o cão não sabe que está a errar e vai fazer o mesmo novamente. Lembre-se que não deve ser agressivo nem falar a demonstrar pena, use um tom de voz firme e seguro, pois a nossa postura tem bastante influência para o cão aprender. Tenha em consideração que as correções são usadas para sinalizar más atitudes, por isso o que vai fixar o bom comportamento são os elogios e as recompensas que o seu cão irá receber quando acerta no comando.

Outra dica é quando o seu cão demonstrar que quer brincar, espere um momento até começar a brincadeira com ele. Assim o seu cão percebe que quem decide a hora certa é o dono.

Para sintetizar as técnicas para o seu cão lhe obedecer, lembre-se:

  • Estude a raça do seu cão. Cada raça tem o seu método de aprendizagem dos comandos diferente;
  • Seja sempre o primeiro em tudo que faça, como por exemplo quando for com o cão à rua seja o primeiro a sair de casa;
  • Não repreenda demais, se não o seu cão deixará de confiar em si;
  • Sempre que obedecer ao comando que lhe disser, recompensa-o com uma guloseima ou com elogios;
  • Use sempre o mesmo comando para a mesma ação.

Para terminar, reserve cerca de 15 minutos por dia para a sessão de treino ao seu cão. Não faça um treino longo, seja breve e mantenha o processo novo e divertido. Finalize o treino de modo positivo, elogiando e recompensando o seu cão, para que ele não fique aborrecido com estes 15 minutos de aprendizagem.

Autoria: Vanessa Cunha