Como se sentar ao computador – 8 dicas para manter a boa postura

Se o seu trabalho implica estar sentado em frente a um computador durante muitas horas, saber como se sentar corretamente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de dores de costas. Neste artigo iremos dar-lhe 8 dicas para manter a boa postura.

A introdução de computadores em empregos de escritório fez com que os trabalhadores tenham passado a estar sentados à secretária mais de 6 horas por dia, durante 5 dias por semana. Muito devido a isso, as dores no pescoço, costas e joelhos passaram a ser cada vez mais comuns em trabalhadores de escritório durante os últimos 30 anos. As dores podem ocorrer, pois estar muitas horas sentado reduz a curvatura natural da coluna, o que pode gerar dor e desconforto na região lombar, no pescoço e nos ombros.

Para evitar estas dores é recomendado não ficar sentado mais de 4 horas por dia, e várias empresas têm começado a apostar no uso de secretárias dinâmicas para melhorar o bem-estar físico dos colaboradores. Se esse ainda não é o caso da sua empresa, é essencial que siga as seguintes dicas:

  1. Não cruzar as pernas. Deve ter os dois pés apoiados no chão para dar bom apoio a todo o seu corpo e melhorar a circulação sanguínea;
  2. A altura da cadeira deve ser igual à distância entre os joelhos e o chão;
  3. Deve apoiar os seus braços em cima dos braços da cadeira ou então sobre a mesa onde tem o computador;
  4. Posicionar os ombros levemente para trás, para a sua coluna se manter numa posição natural;
  5. A parte superior do seu monitor deve estar ao nível dos olhos. Se for necessário, coloque um livro por baixo do monitor de forma a elevá-lo, o ideal é que não tenha de olhar para cima nem para baixo, de forma a manter o pescoço numa posição confortável;
  6. A tela do computador deve também estar a uma distância apropriada dos seus olhos, a recomendação é que esteja a pelo menos 50 cm de distância;
  7. A utilização de uma cadeira com suporte para as suas costas também pode ajudar a manter a boa postura. No entanto, por muito boa que a cadeira seja, por si só não é a solução para acabar com todas as dores físicas. Para obter bons resultados deve sempre tentar seguir as dicas de postura.

Faça exercício físico no seu tempo livre

A boa postura sentado e o uso de cadeiras e mesas adequadas ao trabalho são excelentes medidas que deve tomar para promover o seu bem-estar, mas não são suficientes para diminuir a sobrecarga nos ossos, músculos e articulações. Manter-se ativo no seu tempo livre é essencial.

Não é necessário recorrer a exercícios de alta intensidade, recomendamos que aposte em exercícios dirigidos para o alinhamento postural. Por exemplo, Pilates é uma boa opção, assim como alongamentos, caminhadas e outros exercícios de baixa intensidade. Conheça as vantagens de contratar um Personal Trainer.

Auditoria: Pedro Delfino