Conheça algumas das técnicas mais importantes no coaching desportivo!

coaching desportivo

O coaching desportivo é uma atividade complementar para o desenvolvimento de competências a nível psicológico e pessoal, cuja prática é fundamental para o sucesso de atletas e equipas de alto desempenho. Conheça algumas das técnicas mais importantes no coaching desportivo!

A elevada competitividade das modalidades desportivas exige um conjunto de modelos de treino, competências e atitudes que vão para além dos aspetos físicos e técnicos.

Famosos treinadores e atletas como José Mourinho, Lewis Hamilton e Usain Bolt são conhecidos por utilizar técnicas de coaching desportivo de forma a potenciar os resultados dos seus atletas. Apresentamos algumas dessas técnicas de seguida:

  • Estabelecimento de metas – Muitos atletas têm uma ideia geral do que querem atingir no desporto que praticam, mas por vezes a falta de pequenas metas concretas traduz-se em esforços desnecessários, fazendo com que o atleta ou a equipa acabe por ficar aquém dos seus objetivos.
  • Dar motivação temporadas longas, regimes de treino exaustivos, falta de tempo para vida social podem fazer com que os atletas percam foco dos seus objetivos e percam motivação. Nestes casos, o coaching é fundamental pois pode ajudar o atleta a manter o foco nos seus objetivos e incentivá-lo para que este continue a ultrapassar barreiras.
  • Comunicação clara existem duas áreas problemáticas na comunicação para os atletas: entrar em conflito com os colegas de equipa e não estar na mesma página que o seu treinador. Conflitos dentro da equipa podem tornar a experiência dos atletas infeliz e criar stress, o que pode dificultar a concentração no seu desempenho. A incapacidade de comunicar com o seu treinador, de dar e receber feedback, de expressar as suas necessidades de forma adequada pode criar confusão em relação aos seus objetivos e em como os atingir.
  • Criação de uma rotina – a preparação antes de um evento é muito importante, por isso é essencial criar uma rotina com a qual o atleta se sinta confortável. Alguns atletas sentem-se mais relaxados quando chegam horas antes do início do jogo para se prepararem, e outros preferem esperar até ao último minuto. É fundamental que o treinador e atletas compreendam o que funciona melhor para cada um dos seus atletas e tentar seguir essa rotina.
  • Celebraçãoé importante apreciar a condição física e objetivos atingidos . O mais importante para o atleta é executar da melhor forma todas as suas capacidades.

A aplicação das técnicas de coaching desportivo podem ajudar a atingir resultados mais produtivos. No meio da competição e do esforço para se tornarem melhores, os atletas têm tendência a esquecer-se de aproveitarem o processo de melhoria. No final é aí que a cabeça e o coração devem estar, e certamente troféus se seguirão.

Autoria: Pedro Delfino