10 Caraterísticas que não podem faltar a um bom formador

Ao longo da vida, seja profissionalmente, em tarefas diárias ou em convívio com os outros, todos desempenhados um pouco a função de formador. Um formador deve ter capacidades técnicas e pedagógicas e de relacionamento. Fique a conhecer as 10 Caraterísticas que não podem faltar a um bom formador:

Certificação

A nível profissional, para ser formador e poder lecionar é necessário frequentar com aproveitamento o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, numa entidade credenciada pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Qualificação

O formador deve não só ter competências pedagógicas, como também as qualificações necessárias na área em que desenvolve a formação, preparação científica e prática.

Comunicação Interpessoal

Um bom formador deverá ter uma boa capacidade de comunicação e de relacionamento em grupo, de forma a reforçar a empatia com os formandos.

Espírito de Liderança

O formador é um líder e deve conseguir motivar e envolver todos os elementos do grupo para que estejam integrados no processo de aprendizagem.

Comunicação Inovadora

O formador deve estar atualizado sobre as novas metodologias de comunicação e de ensino de forma a envolver melhor os formandos e obter mais sucesso no processo da formação.

Paixão pelo trabalho

Para ser um bom formador também é necessário ter paixão pela formação e pela matéria abordada, transmitindo entusiasmo nas sessões de formação, que geram motivação e contagiam os formandos.

Conhecer e Avaliar

É importante conhecer as pessoas que se vai formar, as suas caraterísticas e os conhecimentos que já possuem sobre o tema, pois ajuda o formador a definir as formas de avaliação e atividades que resultam melhor com cada grupo.

Linguagem Clara

O formador deve usar uma linguagem clara para facilitar a aprendizagem e transformar aquilo que é complexo em algo simples.

Tolerância

Os formandos devem sentir que são ouvidos e compreendidos, sem culpas ou acusações. O contributo dos formandos é sempre importante.

Preparar-se com antecedência

Um bom formador prepara os módulos com antecedência: planifica, organiza e define os objetivos, os conteúdos da formação, as estratégias e suportes a usar em sala de aula.

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário