Mitos e Verdades sobre a Tatuagem

Mitos e Verdades sobre a Tatuagem - Curso de Tatuagen Do It Better

Por ser uma transformação definitiva na pele, continuam a surgir muitas perguntas quando o assunto é a tatuagem. Há vários mitos e verdades sobre a Tatuagem que vamos agora descodificar neste artigo.

 

Tecnicamente, na tatuagem a pele é pigmentada com substâncias corantes, de origem vegetal ou mineral, através de agulhas. Os tatuadores devem usar materiais descartáveis (agulhas, máscaras, luvas, lâminas e raspador de pelos) e produtos antissépticos, como álcool, durante e após o procedimento. É necessário ter em atenção os cuidados de higienização e cicatrização. Descubra alguns mitos e verdades sobre as tatuagens.

Agulha esterilizada - Curso de Tatuagem Do It Better

  • A agulha deve ser esterilizada

VERDADE: A agulha deve ser esterilizada ou até mesmo descartável. Os profissionais defendem que o ideal é que a agulha seja descartável para evitar o risco de infeções. Qualquer outro material que tiver contacto com sangue deve ser esterilizado e a pele limpa com soro fisiológico para garantir a higiene e saúde do cliente.

Tatuagem pode causar alergia na pele - Curso de Tatuagem Do It Better

  • A tatuagem pode causar alergia na pele 

 VERDADE: Pode provocar uma reação chamada dermatite de contacto, uma espécie de reação inflamatória na pele, devido ao contacto com a tinta. Esta pode causar irritação ou alergia, mas geralmente só acontece a pessoas potencialmente alérgicas. Não é contagiosa nem tem riscos para a vida, basta iniciar um tratamento anti-inflamatório.

Partes do corpo que doem mais a tatuar - Curso de Tatuagem Do It Better

  • Existem partes do corpo que doem mais a tatuar que outras

VERDADE: O nosso corpo é composto por muitos ossos, cartilagens e áreas com grande inervação e/ou vascularização, por isso alguns lugares como mucosas, o rosto e as extremidades (dedos, mãos e pés) causam mais dor.

O sol pode danificar a tatuagem - Curso de Tatuagem Do It Better

  • O sol pode danificar a tatuagem

VERDADE: O sol e a exposição à radiação é um dos principais fatores que pode dificultar a cicatrização e danificar a pigmentação. É essencial usar protetor solar e evitar uma grande exposição solar!

Cloro ou água salgada e área tatuada - Curso de Tatuagem Do It Better

  • Cloro ou água salgada são prejudiciais à área tatuada

VERDADE: A pele onde a tatuagem foi aplicada é como se fosse uma ferida. Nadar com feridas abertas deixa a pele vulnerável a bactérias e outros germes , aumentando o risco de infeção. É necessário evitar a água do mar e as piscinas com cloro durante a cicatrização da tatuagem.

O pelo não nasce no local da tatuagem - Curso de Tatuagem Do It Better

  • O pelo não nasce no local da tatuagem

MITO: O pelo continua a nascer sim! Caso queira deixar a tatuagem sempre visível e com as suas características definidas, é necessário manter a depilação em dia.

Cuidados na cicatrização da tatuagem- Curso de Tatuagem Do It Better

  • Os cuidados com a pele ajudam na cicatrização

VERDADE: A hidratação local é sempre indicada para acelerar o processo de cicatrização. O ideal é hidratar bem a pele com um produto livre de perfumes e outras substâncias com potencial alergénico.

Restrições alimentares após fazer a tatuagem - Curso de Tatuagem Do It Better

  • Existem restrições alimentares após fazer a tatuagem

MITO: Há suposições de que a alimentação pode interferir na recuperação da pele e que alguns tipos de alimentos como gorduras, carne de porco e fritos podem aumentar a hipótese de inflamações após fazer uma tatuagem. No entanto, não existem evidências científicas para sustentar essas afirmações.

Fique a conhecer o nosso Curso Profissional Tatuagem e Body Piercing.

Autoria: Daniela Santos