PISC: Uma Experiência para a Vida

PISCO PISC, Projeto de Intervenção Social e Comunitária, é uma das atividades implementadas na maioria dos cursos da Do It Better. É a oportunidade dos formandos de diversas áreas poderem ajudar o próximo e terem contacto com o futuro.

O que é o PISC?

O Projeto de Intervenção Social e Comunitária é uma atividade de caráter social e totalmente dinamizada pelos formandos. O objetivo é permitir aos alunos refletir e intervir através de ações sociais, visando o melhor desenvolvimento de uma comunidade e da sua qualidade de vida. Permite ainda potenciar a cidadania e a consciencialização social, envolvendo-os na criação de um futuro melhor.

Mas afinal, quais são as vantagens do PISC no futuro?

Em conversa com dois formandos que realizaram o PISC, dizem-nos que “na vida real e no trabalho, provavelmente, irão surgir desafios como estes. É muito bom poder fazê-los antes de começar a trabalhar. É um treino para o que vem aí.” Referem ainda que é uma atividade que os põe à prova, “permite-nos sentir a pressão de um ambiente mais real de trabalho, as dificuldades e obstáculos de um desafio novo”.

Afirmam que “além de ser benéfico para nós desenvolvermos a nossa atividade, também é para as pessoas a quem prestam o serviço”.

Para além disso, é um projeto que lhes dá oportunidade de conhecer outras pessoas “não ficamos condicionada à caixinha, estas atividades permitem-nos pensar fora da caixa.”.

Sem dúvida, que o PISC é uma experiência que levam para a vida e prepara os formandos para a realidade do mercado de trabalho, sem nunca desprezar as diferentes realidades que rodeiam a nossa sociedade.

Autoria: Ana Lopes