Criatividade no CV – Como destacar o seu currículo

Criatividade no CV Do it BetterO currículo é um dos elementos mais importantes no mundo do trabalho, principalmente no momento em que nos candidatamos a uma vaga de trabalho. Por isso é importante que tenhamos criativa no nosso CV. É através do currículo que criamos a primeira impressão, assim, o que pretendemos neste momento é conseguir destacar o nosso currículo dos demais, para isso é necessária uma pitada de criatividade.

Claro que o mais importante é o conteúdo, mas nos dias de hoje as empresas estão cada vez mais exigentes e valorizam cada vez mais a criatividade. Não querem receber apenas mais um currículo simples com um template que todas as pessoas usam, procuram a diferença. Um CV  mais criativo dá a oportunidade de mostrar mais facilmente a personalidade do candidato e, a cima de tudo, aumenta a possibilidade de captar a atenção dos recrutadores.

Há várias formas de destacar o seu CV dos restantes. Pode diferenciar-se pela forma como organiza o conteúdo, pelo formato do próprio currículo ou até pela maneira como o entrega.  Veja o que pode utilizar para fazer sobressair o seu CV:

  • Cores e Icones

Os ícones ajudam a que a informação que tem no currículo pareça mais “leve”, uma vez que ao usar estes elementos não vai necessitar de usar tanto texto e, assim, o seu CV vai ser mais dinâmico. As cores ajudam a dividir a informação, nos títulos de cada secção do currículo é preferível que use uma cor diferente do texto corrido de modo a salientar o tipo de conteúdo que cada área tem.

  • Formato diferente/brochura

O problema de muitos currículos é que são demasiado difíceis de ler. Ao optar por uma brochura, ao mesmo tempo que está a ser criativo, está também a ajudar à fácil compreensão do conteúdo. Em formato de brochura, cada página pode ter um tipo de informação, ou seja, uma página para informações pessoais, outra para educação e outra para as competências por exemplo. Assim, apresenta um CV mais clean e apelativo.

  • CV Infográfico

O CV infográfico é uma ótima maneira de se diferenciar. Ao fazer um currículo com diferentes gráficos vai conseguir ter toda a informação importante numa só página. Logo, a informação vai estar apresentada de forma clara e bem nítida.  Se não for de todo fã de um currículo apresentado apenas através de gráficos e ícones, pode optar por usar esta técnica em apenas uma parte do seu CV como por exemplo na área das competências pessoais e profissionais.

Curso de Recursos Humanos Certificado

  • CV Animado

O formato de currículo animado é mistura ideal entre um CV infográfico e o currículo em vídeo, neste tipo de currículos a imagem e o dinamismo têm um papel fundamental. Esta é uma forma arrojada de apresentar o CV, e tem a vantagem de poder ser feito pelo e-mail.

  • Embalagem

Em vez de enviar o seu CV pelo email porque não o colocar dentro de uma embalagem? Através de uma embalagem cuidada, visualmente apelativa e com um bom conteúdo vai conseguir transmitir uma boa imagem pessoal e também profissional. Na embalagem pode colocar o seu currículo, um portfólio com trabalhos que já tenha realizado e se achar necessário uma carta de motivação.

Pense fora da caixa, use a sua criatividade para diferenciar o seu currículo, mas tenha atenção às suas escolhas, a forma como apresenta o seu currículo deve ser coerente com o conteúdo do mesmo e também com o trabalho a que se candidata.

Autoria: Ana Cardoso