Aula prática do Curso Técnico Auxiliar de Veterinária e Estética Animal

aula prática

Alunos da Do It Better Amadora do Curso Técnico Auxiliar de Veterinária e Estética Animal em Aula prática

Com o objetivo de possibilitar os formandos a prática de ações sociais num processo educacional, a Do It Better Amadora realizou várias visitas de estudo a Clínicas Veterinárias e Canis com a turma de Técnico Auxiliar de Veterinária e Estética Animal ao longo do Curso durante os meses de Dezembro e Janeiro.

A iniciativa permitiu o desenvolvimento das capacidades adquiridas durante a formação dos formandos, bem como avaliar o seu próprio trabalho e desempenho articulando teoria e prática com a ação direta naquelas que podem vir a ser as suas futuras entidades profissionais.

Curso Técnico Auxiliar de Veterinária e Estética Animal Certificado

No dia 3 de Dezembro, a turma do Curso de Técnico Auxiliar de Veterinária e Estética Animal do Centro Do It Better Amadora foi até ao Canil Associação Amigos de 4 Patas para pôr em prática os conhecimentos referentes ao Módulo 3: Observação e Cuidados Primários e Submódulo II: Imobilização Animal. Pretendeu-se com esta atividade, que os formandos adquirissem técnicas de imobilização de animais de companhia em regime de canil e sensibilização para o abandono animal e da necessidade de voluntariado. Entre as atividades realizadas, destacam-se:

  •  pesagem e medição de todos os animais;
  • desparasitação interna e externa;
  • auxilio veterinário durante a aplicação das vacinas e do microchip.

No dia  11 de Dezembro, na aula prática referente ao Módulo 2: Observação e Cuidados Primários,  Sub-módulo I: Meios auxiliares de diagnóstico e Sub-módulo IV: Assistência em cirurgias, a tuma  visitou e prestou serviço no Centro Veterinário Olival Basto para aprender, fazendo ! Pretendeu-se com esta atividade, que os formandos aprendessem a preparar um animal para a realização de meios de diagnóstico (recolha e preparação de analises, revelação de raio-x, etc), preparação e assépsia da sala de cirurgia em contexto real. Actividades realizadas:

  • Ficha de paciente;
  • Burocracias e requisitos na admissão e entrega de pacientes para cirurgia;
  • Termos de responsabilidade;
  • Higienização das instalações (consulta, internamentos, sala de cirurgia);
  • Higienização e desinfeção de utensílios e equipamentos (material de consulta, tosquia e de cirurgia);
  • Auxilio durante uma cirurgia de destartarização de uma gata.

Como não há duas sem três, no dia 8 de Janeiro, os formandos voltaram ao Centro Veterinário Olival Basto na aula prática referente ao Módulo 4: Animais de Companhia, Conceitos Básicos, Doenças Infectocontagiosas e Zoonoses, Submódulo I:  Anatomia e Fisiologia. Pretendeu-se com esta atividade, que os formandos tivessem oportunidade de fazer o estudo da anatomia em contexto real, através de um “Guia para realização da técnica de necrópsia em pequenos animais”. Actividades realizadas:

  • Necrópsia de um gato e de um coelho;
  • Observação das cavidades anatómicas e membranas principais e Sistemas anatómicos.

vCom estas dinâmicas a Do It Better procura proporcionar a todos os seus formandos ferramentas indispensáveis para o real exercício das suas futuras atividades profissionais.

Autoria: Sara Guerreiro