Estudar… Quantidade não significa Qualidade

6 dicas para estudar melhor!

6 dicas para estudar melhor!

Estudar… Uma grande dor de cabeça para muitos, não por não gostarem de aprender mas antes porque investem muito tempo entre os livros e não conseguem obter os resultados desejados após horas e horas de estudo.

É daquelas pessoas que passa horas a fio a estudar e quando chega ao final parece que não aprendeu nada? Estudar demasiado não é assim tão benéfico. Estudar é uma das atividades do mundo em que a eficiência é mais eficaz do que a quantidade. Isto porque a capacidade das pessoas se (re)lembrarem de um conteúdo tem um limite proporcionalmente menor à capacidade de estudo. Para aumentar o seu rendimento de estudo, apresentamos algumas dicas de como capturar todo o conteúdo lido em tempo mais reduzido. Tudo isto comprovado cientificamente!

Impeça a curva do esquecimento

Essencialmente, a primeira vez que ouve uma aula ou estuda algo novo, há mais hipóteses de retenção, cerca de 80%, do que aprendeu apenas revendo o conteúdo novamente dentro de 24 horas. Depois de uma semana, terá capacidade de reter 100% das mesmas informações após apenas cinco minutos de análise. Para otimizar o tempo de estudo, aproxime-o mais do dia em que você teve contato com o material do que do dia da prova.

Utilize material impresso

Tablets e outros meios eletrónicos são ótimos para conveniência e portabilidade, no entanto, pesquisas sugerem que quando se trata de estudar, os materiais impressos tradicionais ainda têm vantagem face aos meios digitais.

Faça conexões

6 dicas para estudar melhor!

Na maior parte das vezes a diferença entre quem aprende rápido e devagar é a maneira como estudam. Memorizar para algumas pessoas é difícil, uma conexão de ideias é o ideal para essas pessoas. Por isso, não memorize, faça conexões.

Estude quando tiver cansado, e descanse em seguida

6 dicas para estudar melhor!

Parece contraditório, mas está comprovado cientificamente que estudar quando se encontra mais cansado e imediatamente antes de dormir pode mesmo ajuda o seu cérebro a reter concentrações mais elevadas. O processo de consolidação está no auge durante o sono “ de ondas lentas”, o que significa que a revisão de material antes de dormir ajuda o cérebro a fixar as informações.

Não releia, relembre

6 dicas para estudar melhor!

Ler e reler os conteúdos leva muitos estudantes a pensarem que adquiriram, com sucesso, o conhecimento mesmo quando não é verdade. Em alternativa devem usar a “recordação ativa”, fechando os livros e relatar tudo o que conseguem lembrar para praticar a memorização.

Sistema de Leitner

É conhecido pela utilização de “cartões de memorização”, serve para que os estudantes aprendam o conteúdo com o qual estão menos á vontade, pela repetição.

Na prática, o aluno coloca todos os cartões com perguntas na caixa 1. Em seguida, pega cada cartão e tenta responder à pergunta. Se acertar a resposta, coloca-o na caixa 2. Se errar, deixa-o na caixa 1. O estudo passa para as caixas seguintes e a premissa permanece. A única diferença é que nas próximas se o estudante errar, deve voltar o cartão para a caixa anterior. Assim, os cartões na primeira caixa são estudados com mais frequência.

A Do It Better pode transformar esta grande dor de cabeça para os alunos em algo prazeroso e intuitivo pois, dá formações de como transmitir e ensinar conhecimento.