A importância do lúdico na educação das crianças

A importância do lúdico na educação das crianças

As crianças são o futuro da sociedade, a sua educação é o ponto de partida!

O primeiro contacto com a educação não se dá apenas em âmbito escolar, pois muitas vezes as crianças integram outros estabelecimentos pedagógicos, antes mesmo de alcançarem a idade mínima escolar.

Uma parte significativa da educação das crianças deve-se às atividades lúdicas praticadas, tanto no seio familiar como no seio pedagógico. Essas têm um papel fundamental na formação de qualquer ser humano.

As atividades lúdicas contemplam todo o tipo de ação que têm como objetivo entreter e dar prazer enquanto se transmite conhecimentos.

Normalmente associámos esse conceito as atividades desenvolvidas nas creches, jardins de infância, ATL (Atividades de Tempos Livres), escolas, centros de acolhimento, centros de estudo, colónia de férias, assistência social, entre outros.

Quando as crianças brincam elas representam a sua realidade, imitam situações do seu quotidiano, recriam contextos já vividos e ainda imaginam situações.

Porque é que é importante uma criança se divertir e brincar ?

As crianças devem brincar bastante, pois esta atividade combate a obesidade, a solidão e a tristeza, melhora a relação da criança com os seus amigos/colegas, permite o descobrimento do seu corpo, estimula a cooperação, estimula a capacidade de lidar com a frustração, cultiva os bons valores na criança, estimula o cérebro, a inteligência, a criatividade e a imaginação. Por último, e não menos importante, é o facto da brincadeira ajudar a impor limites e regras.

Portanto, percebemos que devemos deixar as nossas crianças brincarem até caírem de cansaço. Podem e devem brincar com os amiguinhos, com os pais, com o avós, com os tios, com os primos e por aí a fora.

Descubra quais os 5 jogos para fazer com as crianças em casa

Curso Técnico Auxiliar de Acao Educativa

Porque é que é importante uma criança se divertir enquanto aprende?

A brincadeira educa também a nível cultural e histórico, pois consegue-se transmitir os costumes, os hábitos e as tradições de um país.

Estimula o desenvolvimento das habilidades motoras, pois algumas exigem o esforço físico, a resistência, a flexibilidade e o equilíbrio.

Portanto, está mais que provado que as atividades lúdicas constituem uma ferramenta crucial na educação infantil, pelo que servem de estímulo para a criança aprender. Para além de tornarem a fase de educação menos enfadonha e mais motivante.

Engane-se aquele que pensa que brincar não é uma atividade séria. É a partir das atividades lúdicas que as crianças se entendem, mostram-se a vontade e disponíveis para se expressarem e aprenderem coisas novas.

As atividades lúdicas ajudam as crianças a desenvolverem:

  • A coordenação motora (andar, correr, pular, escrever, pintar, desenhar e cortar);
  • O desenvolvimento psicomotor (inteligência, afetividade, relação interpessoal);
  • O desenvolvimento cognitivo (raciocínio, resolução de conflitos, criatividade, linguagem e memória).

A importância das atividades lúdicas levam-nos a outra questão, que é a importância das crianças brincarem com outras crianças. Desde cedo que as crianças demonstram ter um comportamento diferente quando estão em contacto com outras crianças, o que poderá refletir em bons comportamentos no futuro, como a gestão de reações fortes, proteção contra a depressão e o abandono escolar.

Os adultos têm uma papel fundamental na educação das crianças, são estes que as guiam e ajudam a se desenvolver. As crianças têm ainda o hábito de imitar e pôr em prática tudo aquilo que observam nos adultos, o que requer algum cuidado especial.

Os educadores de infância possuem um cuidado redobrado na educação das crianças, pois preocupam-se em transmitir bons valores e ajudar no desenvolvimento dos seus educandos.

Caso seja uma dessas pessoas que gostaria de ajudar no desenvolvimento global de uma criança, faça a diferença na educação das crianças. Invista no futuro!

Na Do It Better temos o curso perfeito para si, pois com o Curso Técnico Auxiliar de Ação Educativa poderá trabalhar diretamente com crianças em escolas, creches, ATLs, centros de estudo, entre muitos outros.

O curso é certificado pela DGERT e prepara os formandos com a metodologia 360º, ou seja, os formandos têm suportes em plataformas digitais, sessões de autonomia e cooperação, desenvolvimento de um portfólio, um projeto de intervenção social e comunitária, um estágio opcional, orientação profissional, sessões presenciais e uma bolsa de emprego.

Aposte em si, aposte no Curso Técnico Auxiliar de Ação Educativa e torne-se num profissional de sucesso com a Do It Better!

Autoria: Christian Rocha