As 10 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

Quer saber quais são as 10 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego? A Do It Better dá-lhe as melhores dicas para responder às perguntas, de forma a impressionar o recrutador.


1. Falenos 
um pouco sobre si

Esta é a pergunta mais frequente para iniciar a entrevista de emprego. Fale durante 2 a 3 minutos acerca de aspetos da sua vida que sejam relevantes para a vaga que quer ocupar. Treine uma resposta sucinta, direta e que o valorize profissionalmente. Pode ainda indicar algumas qualidades e defeitos seus.

2. Porque gostaria de trabalhar aqui?

É importante elogiar a empresa, na verdade toda gente gosta de um elogio! Fale sobre a notável reputação da organização e o porquê de se identificar com esta.

Não se esqueça de ser honesto e entusiasta, mas é importante não soar desesperado pelo emprego ou mencionar que se candidatou à vaga por causa do salário.

3. Que experiência tem nesta área?

Caso tenha experiência, seja específico nos temas que se referem à posição em referência e dê exemplos das funções que desempenhou anteriormente. Se não tiver experiência específica mostre que está a par das funções e da importância do cargo ao qual se candidatou.

4. Porque é que saiu do seu trabalho anterior? E o que procura num emprego?

Foque a resposta em si. Mencione que o cargo a que se candidata corresponde às suas ambições de desenvolvimento profissional.

Indique que procura um novo desafio e uma oportunidade de aprendizagem ou progressão e que tem vontade de contribuir diretamente para o sucesso da empresa.

5. Quais são as suas expectativas de salário?

Antes de ir à entrevista faça uma pesquisa. Quanto é que alguém da sua área ganha no setor ao qual se está a candidatar? Com esta pesquisa saberá qual o teto-salarial e, desta forma, será possível negociar o valor.

6. Considera-se capaz de trabalhar sob pressão?

É importante referir que lida com as situações de forma racional, de forma a atingir um determinado objetivo. Poderá dar exemplos de situações que ocorreram num emprego anterior em que tenha lidado bem com a pressão e conseguido alcançar objetivos em prazos apertados.

7. Quais os seus principais objetivos para os próximos anos?

Respostas como “ganhar bem” ou “estar reformado” são proibidas. Esta questão é feita para medir as ambições e perspectivas do candidato, mas também para avaliar a perceção do mesmo quanto às suas próprias capacidades.

Desta forma, lembre-se de mostrar ambição mas seja realista.

8. Prefere trabalhar sozinho ou em equipa?

A empresa para a qual se está a candidatar engloba-se melhor em que tipo de resposta? O ideal é que a sua resposta reflita isso mesmo. Poderá dar exemplos de situações em que se tenha visto a trabalhar sozinho e/ou em equipa em empregos anteriores.

 9. Como é que ocupa os seus tempos livres?

Uma das perguntas mais frequentes durante uma entrevista de emprego é sobre os seus hobbies. Para além de dizer muito sobre a sua personalidade, esta pergunta é ideal para o recrutador perceber se consegue ou não equilibrar a sua vida pessoal com a profissional.

Por exemplo, a prática de um desporto radical revela coragem, se tocar um instrumento revela dedicação, ou ainda, se o seu hobbie for a leitura, mostra que é uma pessoa criativa, com um vasto vocabulário e facilidade na escrita/gramática.

10. Tem alguma pergunta?

Esta será a última hipótese de impressionar o entrevistador e mostrar interesse pela empresa. Prepare algumas perguntas e tente escapar ao óbvio. Questione sobre os projectos que estão a decorrer ou sobre aqueles que estão prestes a começar.

Após a leitura deste artigo, certamente irá impressionar o recrutador no dia da entrevista de emprego.

Saiba ainda como fazer um CV criativo.

Autoria: Raquel Perleques