Tudo sobre um Auxiliar de Veterinária

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

Gostar de animais e trabalhar com eles todos os dias, são duas coisas distintas. Se conseguir conciliar as duas, irá ter o seu trabalho de sonho. A Do It Better, mostra-lhe tudo sobre um Auxiliar de Veterinária.

O trabalho de um Auxiliar Técnico Veterinário (ATV) é um trabalho mais operacional, do que o trabalho de um Veterinário. No caso de um ATV, este não necessita de uma licenciatura para exercer a profissão, mas por norma é necessário tirar um curso profissional.

Funções de um Auxiliar Técnico Veterinário

Comecemos pelo início, o que faz realmente um ATV?

As principais funções de um Auxiliar Técnico Veterinário são as seguintes:

  • Auxiliar o médico veterinário nas atividades de assistência clínica, diagnóstico, urgências e cirurgias;
  • Preparar todo o material para as várias intervenções clínicas;
  • Deixar funcional a sala de cirurgia, o laboratório, o consultório, a farmácia e também o espaço de hospitalização;
  • Preparar e conter os animais para consulta, para os tratamentos e ainda para efetivar a hospitalização;
  • Fazer a gestão de stock;
  • Realizar tarefas administrativas e de atendimento ao cliente.

Mercado de Trabalho

 O mercado de trabalho de um modo geral, é algo progressivo e um emprego como o de Auxiliar Técnico de Veterinária não é exceção. Um ATV tem de mostrar interesse e preocupação com aquilo que faz, especialmente estando a trabalhar com animais. Ao fazer isso no seu trabalho, é meio caminho para que a sua progressão na carreira seja mais rápida.

Não é necessário ter um currículo exemplar para vingar nesta profissão, basta ser comunicativo, ser interessado e principalmente ter brio nas tarefas que lhe são propostas. Um ótimo primeiro posto de trabalho é, por exemplo, numa loja de animais. Não necessita de ir de imediato para uma clínica, mas para que não haja dúvidas vamos falar um pouco sobre esse tópico.

Onde trabalhar?

Um Auxiliar Técnico de Veterinária não precisa de se cingir apenas a clínicas veterinárias. Há uma enorme panóplia de postos de trabalho a que um ATV se pode candidatar. Um ATV pode, claro está, trabalhar em clínicas e hospitais veterinários, mas também em lojas de animais, canis municipais, pode trabalhar em empresas de pet sitting ou pode fazê-lo por conta própria. Este último, pode ser uma mais valia no seu salário, ao final do mês.

Quanto ganha um Auxiliar Técnico de Veterinária?

 Um Auxiliar Técnico de Veterinária, sem nenhuma formação especializada, ganha habitualmente o salário mínimo. No entanto, se tiver possibilidades, pode ser trabalhador por conta própria, para além do seu trabalho fixo, isto é, pode fornecer serviços de pet sitting.

Este “trabalho secundário”, muitas vezes é o mais rentável ao final do mês. Há pessoas que amam os seus animais, mas que quando vão de férias não têm possibilidade de os levar consigo. É aí que entra este tipo de serviços, mas para que este seu serviço se torne rentável é necessário que crie uma rede de contactos sólida.

Como o consegue fazer? É simples, a melhor maneira de começar é nas lojas de animais, onde os clientes já o conhecem e mais facilmente confiam em si para deixar ao seu encargo, o seu animal de estimação. Se fizer um bom trabalho com o seu primeiro cliente, mais contactos virão. Este trabalho não tem um salário fixo, se for um bom cuidador, os clientes não se vão preocupar em pagar mais por um serviço melhor. O cliente apenas quer ter a certeza de que o seu animal de estimação está em boas mãos.

Caso não tenha possibilidades de facultar este serviço, tem sempre a hipótese de fazer um curso especializado. É aí que a Do It Better entra, o nosso Curso de Assistente Auxiliar de Veterinária e Estética Animal dá-lhe a possibilidade de acrescentar valor ao seu currículo e, consequentemente, aumentar as suas hipóteses de progressão na carreira e de aumento de salário.

curso de veterinária e estética animal

Se é uma pessoa que ama animais, tem uma excelente capacidade de comunicação e, ainda, é uma pessoa focada, este é o curso e o trabalho ideal para si! Venha ser BETTER connosco!

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário