10 Truques de cozinha que toda a gente devia saber!

10 Truques de cozinha que toda a gente devia saber!

Cozinhar nunca foi tão fácil. Para que faça furor em sua casa, junto dos seus amigos e familiares, a Do It Better mostra 10 Truques de cozinha que toda a gente devia saber! Tome nota e garantimos-lhe que irá ser BETTER na cozinha.

Os truques mais fáceis e rápidos de aprender são os seguintes:

  1. Cortar cebola sem chorar

Sempre que cortar uma cebola, faça-o por baixo do exaustor para aspirar os odores. Não queremos cá choradeira na cozinha!

  1. Deixe de ter pão rijo em casa

Aconselhamos a que compre um pão bem cozido, depois deve guardá-lo num saco de tecido, num local seco e, se possível, experimente colocá-lo junto de uma bata crua e com a casca bem lavada.

  1. Evite comer ovos estragados

Muitas vezes queremos fazer um ovo estrelado e só depois de partido é que nos apercebemos que está estragado. Para que isso não aconteça mais, coloque o ovo num copo com água e um pouco de sal. Se o ovo vier à tona, deite-o ao lixo porque este está estragado.

  1. O ananás está maduro?

Já todos comprámos um ananás e quando chegamos a casa e o abrimos, percebemos que este ainda se encontra verde. Para evitar este constrangimento, fique a saber que se retirar uma “pétala” do centro da coroa e esta sair com facilidade o ananás encontra-se maduro e na altura excelente para ser comido.

  1. Deixe os legumes mais verdes

Quando os legumes são cozidos, estes perdem a sua cor natural. Antes de cozer os legumes, adicione uma colher (de chá) de açúcar à água. Caso esteja a confecionar espinafres, após a cozedura deve mergulhá-los em água fria. Assim, irá garantir a cor verde dos mesmos.

  1. Arroz solto

Há pequenos detalhes que precisa de conhecer para saber preparar um arroz soltinho e saboroso. O primeiro é lavar bem o arroz e deixar que escorra totalmente, para evitar excessos de água. De seguida, deve fritá-lo aproximadamente 5 minutos, em azeite bem quente. Estes dois passos garantir-lhe-ão o sucesso.

  1. Confecione um polvo macio

Todos nós sabemos o quão difícil é confecionar um polvo sem que este fique com uma textura de borracha. Para que o polvo fique tenro e macio, mergulhe (pelo menos três vezes) aos poucos o polvo, sem nunca o largar, na água a ferver, para que os músculos cedam com a diferença de temperatura. Depois coloque-o definitivamente na água a ferver, durante 30 a 35 minutos. Só assim o polvo ficará tenro.

  1. Mantenha o seu bife suculento

Antes de grelhar, frita ou saltear, nunca deve tirar a carne diretamente do frigorífico para o lume. Deixe a carne sempre uma a duas horas à temperatura ambiente para manter todos os sabores.

  1. Desenformar um pudim

Para desenformar o pudim e evitar que este fique agarrado, passe água fria pela forma antes mesmo de lhe juntar o preparado. Deixe que o pudim esteja completamente arrefecido.

  1. Mantenha os seus tachos brilhantes

Há um truque muito simples, para amantes os seus tachos, panelas, frigideiras e utensílios de cozinha sempre brilhantes e sem ferrugem. Para isso, basta colocar uma chávena de sal na panela ou frigideira, cozinhar durante uma hora a 175ºC e, de seguida, esfregar com um esfregão seco.

Comece já a aplicar estes truques e verá que o sucesso é garantido, junto dos seus amigos e familiares.

O gosto por novos paladares e aromas fascina-o? É apaixonado por cozinha ou pastelaria? Ou é apenas algo que lhe desperta a curiosidade? Então garanta a sua vaga e aprenda mais truques e, até mesmo novas receitas no curso de Chef de Cozinha e Pastelaria, da Do It Better. Saiba mais, saiba Better.

 Autoria: Hugo Peixinho