Importância do Profissional de Desporto renovar o seu Título Profissional

O Profissional de Desporto é um profissional com formação específica, qualificado para traçar planos individualizados com objetivos realistas e alcançáveis. Para o exercício da sua profissão necessita de um Título Profissional porque sem ele, não poderá exercer atividade. Fique então a saber qual a importância do Profissional de Desporto renovar o seu Título Profissional.

O Profissional de Desporto, de acordo com  a Lei 39/2012 necessita de obter o seu Título Profissional para exercer. Este título é válido para o exercício da função de técnico de exercício físico em território nacional.

O Título Profissional é emitido pelo IPDJ, Instituto Português do Desporto e da Juventude,  perante a apresentação da candidatura. Este é o documento oficial que “habilita e regula o exercício das funções” do profissional tendo uma validade de cinco anos.

O Título Profissional pode ser adquirido por estudantes de licenciaturas relacionadas ao Desporto ou à Educação Física, assim como qualificações obtidas através de Formação Certificada.

curso de personal trainer

Já sendo portador do Título Profissional, é fundamental a sua renovação, de 5 em 5 anos, para poder exercer a profissão com a obtenção de 5 unidades de créditos, através de formação contínua “certificada pelo IPDJ.”  

O título caduca sempre que o seu titular não frequentar, num período de cinco anos, Formação Contínua administrada por Centros de Formação CertificadaPara além disso, o título pode ser revogado, pelo IPDJ, quando se detectam falsificações de “qualquer elemento comprovativo dos requisitos” necessários à obtenção do mesmo.

A revalidação do Título Profissional pode ser feita através de uma “plataforma informática” automática, perante a apresentação e verificação do cumprimento de todos os requisitos já referidos.

Com este artigo conseguiu perceber a importância do Título Profissional para o exercício da função de Profissional de Desporto! E não se esqueça da sua renovação para exercer a profissão sem problemas legais.

Autoria: Catarina Mexia