Quais os cuidados a ter com Tatuagens e Piercings?

 Tatuagens e PiercingsA body art tem vindo a ter uma crescente procura. Cada vez mais as pessoas recorrem à tatuagem ou piercing para marcar algo no seu corpo para sempre. Saiba quais os cuidados a ter com Tatuagens e Piercings?

 

A body art é uma tendência artística contemporânea que despertou na década de 60, nos Estados Unidos e na Europa. É uma arte que tem como foco o corpo como suporte e intervenção para a realização do trabalho artístico.

Todas as técnicas de tatuagem têm uma coisa em comum, a pele é perfurada por objetos pontiagudos e um corante que é introduzido. Atualmente, o método mais frequente para fazer uma tatuagem é a máquina elétrica, mas em algumas culturas ainda é utilizado os métodos primitivos, ou seja, o tatuador utiliza uma agulha e vai picando a pele manualmente para fazer o desenho.

É importante referir que antes de fazer uma tatuagem ou piercing tem que pensar o que realmente quer fazer, pois será uma marca que ficará para sempre no seu corpo. Por isso, deverá ter em conta alguns cuidados, tanto a nível de segurança como de higiene, antes de fazer a sua tatuagem ou piercing. Neste artigo irá encontrar alguns cuidados a ter antes, durante e após de fazer a sua tatuagem ou piercing.

Um dos primeiros pontos a ter em consideração é o local onde vai fazer a tatuagem ou piercing. A limpeza e higiene é um fator prioritário em qualquer estúdio. As salas devem ser limpas, ventiladas e conter apenas o material necessário. Se entrar num estúdio em que não tenha estas condições não é muito recomendado que faça a tatuagem ou piercing, porque está mais propicio a apanhar algum tipo de infeção.

Após a escolha do estúdio, o próximo passo é saber qual a zona que que quer fazer o piercing ou a tatuagem, caso seja a tatuagem deve saber qual o desenho que quer. Os materiais de tatuagem ou piercing passam por um rigoroso processo de esterilização, com exceção aos materiais descartáveis – as luvas, as agulhas, máscaras, lâminas e rapadores de pelos – do qual o profissional deverá apenas tirar das embalagens à frente da pessoa em que vai ser utilizado.

Os primeiros procedimentos para a realização de uma tatuagem ou piercing consiste na preparação da região do corpo, ou seja, desinfeta-se o local com antisséptico e álcool. Após isto, em caso do piercing fura-se a zona com o material adequado e no caso da tatuagem passa-se o desenho recalcado para a pele para depois o tatuador começar o seu trabalho. Primeiramente, irá fazer todo o contorno do desenho e por fim as sombras e o preenchimento do mesmo.

Após a realização do piercing ou tatuagem requerem alguns cuidados em que devem ser seguidos para uma boa cicatrização e não ganhar infeções. Assim sendo, é importante seguir à risca todos os cuidados que o profissional irá lhe dizer, tal como:

    • Lavar sempre as mãos antes de tocas na zona;
    • Lavar a zona com sabão PH neutro;
    • Manter a pele hidratada com o creme que lhe indicar.

Na tatuagem, quando a lavar e colocar creme irá ver uma membrana da cor da tatuagem a sair, nunca deverá coçar nem arrancar essa membrana, ela cairá naturalmente.

Uma nota importante para ter a máxima atenção é que uma tatuagem é uma ferida aberta e exposta. Por isso, não deve apanhar sol nem nadar em águas do mar e piscina até estar a tatuagem ou piercing totalmente cicatrizados.

Caso queira saber algumas curiosidades e mitos sobre tatuagens.

Autoria: Vanessa Cunha