Este é o verdadeiro significado do Pólo de Barbeiro

Este é o verdadeiro significado do Pólo de BarbeiroO poste giratório listado com as cores vermelho, branco e  azul tem uma simbologia que quase ninguém conhece. Este é o verdadeiro significado do Pólo de Barbeiro que invadiu as barbearias pelo mundo inteiro.

 

Nos dias de hoje, as barbearias tradicionais são facilmente identificadas com um poste giratório listado com as cores vermelho, branco e azul, em toda a parte do mundo. Este objeto que não passa despercebido a quem passa por uma barbearia tradicional, mas quase ninguém sabe o seu verdadeiro nome ou origem. Objeto esse que é denominado Barber Pole!

A barbearia é considerada um lugar ideal para o mundo masculino, pois é um espaço onde podem socializar, debater, conversar e interagir com os outros sobre temas do seu interesse como desporto, política, filosofia…

A profissão de barbeiro conquistou uma aura romântica que tem atraído os jovens a envergar na especialização da barbearia e aprofundar os seus conhecimentos. Porém, antigamente a barbearia tinha outra utilidade para além dos cortes de cabelo e barbas. Em seguida irá ficar a conhecer a origem das barbearias e o significado do Barber Pole.

Curso de tatuagem e BodyPiercing

O primórdio da profissão de barbeiro surgiu na Grécia Antiga, época marcada pelas mitologias que até hoje fazem parte da história da humanidade. Tal como está escrito nos contos da mitologia grega, a preocupação em relação à estética de figuras mitológicas – como Apolo, Ares e Arquimedes – levou à necessidade de criar um espaço único e adequado para o tratamento da beleza masculina. Naquela época, os grandes sábios e filósofos tinham por hábito usar cabelos longos e barbas compridas, que simbolizava a vasta experiência e a sabedoria. Também, os adolescentes que queriam seguir os penteados dos líderes influentes.

Foi por volta dos séculos XVII e XVIII que surgiram os primeiros barbeiros, pessoas que tinham grandes habilidades manuais. No entanto, o Pólo de Barbeiro começou a ser utilizado antes dessa época, por volta do ano 1200 d.c., numa época em que era frequente identificar estabelecimentos através de desenhos ou símbolos, uma vez que a taxa de alfabetismo da população era elevadíssima.

Quando o estabelecimento tinha o pilar giratório significava que esse barbeiro não fazia somente o seu trabalho habitual (barba, cabelo e bigode), mas também era especialista em extrações dentárias, pequenas cirurgias médicas e odontológicas, ou seja eram vistos como os curandeiros da sociedade.

Como referido no início do artigo as cores do Pólo de Barbeiro são o branco, vermelho e azul, e cada cor tem o seu significado. O vermelho representa o sangue arterial, o azul o sangue venoso e o branco a gaze. Após a conclusão do procedimento cirúrgico, os barbeiros colocavam as gazes por fora como forma de propaganda. Com o vento, essas gazes ensanguentadas giravam e retorciam, o que levava a formar o padrão espiral vermelho e branco conforme o Barber Pole. Quando o pilar tinha apenas as cores azul e branca significava que esse barbeiro não executava a função de cirurgião.

Saiba também tudo aquilo que precisa de saber para abrir uma barbearia.

Durante alguns séculos, a barbearia teve esse ramo paralelo à sua profissão. Só no século XIX, é que se tornou um lugar especializado em cuidados de beleza e aparência em barbas e cabelos. 

Autoria: Vanessa Cunha