6 Passos para a Realização de um Processo de Recrutamento

O processo de recrutamento vai ser a porta de entrada para novos colaboradores na empresa, por isso é essencial ter estratégias e objetivos bem definidos de forma a contratar a pessoa que se procura. Fique então a conhecer 6 Passos para a realização de um processo de recrutamento com êxito.

Análise das necessidades da empresa 

 O primeiro passo para o sucesso é pesquisar e definir o que é que a empresa procura. As definições das necessidades vai permitir a melhor descrição das funções e das habilidades que se esperam do novo colaborador.

 

Descrição das funções e divulgação

A descrição das funções e das atividades a serem realizadas pelo colaborador devem estar bem explicitas e detalhadas. A divulgação da procura por novos trabalhadores pode ser feita através da Internet, onde existem milhares de plataformas a que pode recorrer.

Análise de currículos

 Depois da divulgação é importante fazer uma observação detalhada a todos os currículos recebidos para ir ao encontro das pessoas que mais se adaptam às necessidades pretendidas.

Entrevistas

Após a seleção dos melhores candidatos, segue-se a hora das entrevistas. As entrevistas devem ser presenciais e têm como foco perceber o potencial, a disponibilidade e as habilidades dos diversos candidatos.

Seleção

 A seleção do candidatos é umas das fases mais importantes para o sucesso da empresa. O novo colaborador deve ser escolhido de forma criteriosa e racional, sendo importante realizar um acompanhamento para a melhor integração possível, seguindo-se o processo de contratação.

realizar um processo de recrutamento

Perceção dos não contratados

É importante depois da escolha do candidato efetivo, enviar um agradecimento a todos os que não foram selecionados como forma de deixar boa impressão.

Agora que já conhece os passos essenciais para um bom recrutamento, é só definir as necessidades, criar uma estratégia e escolher o melhor candidato para alcançar o sucesso da sua empresa.