Saiba quais as vantagens de ter um Portefólio!

Criação de um Portefólio Do It Better

No decorrer da formação o formando vai realizando vários trabalhos, pelo que se torna bastante útil a construção de um Portefólio. O Portefólio consiste numa compilação de trabalhos elaborados pelo formando ao longo da formação, em suporte físico, dossier ou digital.

O principal objetivo da construção de um Portefólio é ajudar o formando a visualizar e ter perceção da sua evolução ao longo da formação, e futuramente vai ser bastante útil para ingressar no mercado de trabalho, pois é um documento, físico ou digital, onde ele demonstra as suas competências.

Existem áreas em que é essencial ter um Portefólio, tais como, barbeiro, cabeleireiro, design, cozinheiro, estética, entre outras. Nas áreas referidas anteriormente é útil a criação de um Portefólio pois é a única forma que têm de expor as suas habilidades e evolução ao longo do tempo.

Relativamente à estrutura de um Portefólio, este deve ser estruturado por assuntos, nomeadamente, dados do autor (Nome, Curso, Instituição…); índice com a designação dos documentos ( todos os trabalhos devem conter a data); introdução a explicar o porquê da realização do Portefólio e a colocação dos documentos do mais antigo para o mais recente, de forma a visualizar a evolução ao longo da formação.

A criação de um Portefólio está sujeita a alguns critérios, particularmente, criatividade, organização, apresentação, correção linguística, responsabilidade, dedicação, autonomia e postura profissional. A criação de um Portefólio também é vantajosa nos momentos de auto e heteroavaliação.

Desta forma, o Portefólio deve ser construído ao longo do processo de aprendizagem para permitir que o formando tenha a noção do caminho que está a percorrer, dando-lhe a oportunidade de voltar atrás em qualquer momento que considerar importante.

Deixamos aqui alguns sites onde pode criar o seu Portefólio:

Autoria: Mariana Fialho