As 6 tarefas imprescindíveis de uma equipa de Recursos Humanos

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A sigla RH, uma abreviatura para a denominação de Recursos Humanos caracteriza o papel fundamental do profissional que seleciona, contrata, desenvolve, treina, motiva, recruta, reconhece, atrai e retém colaboradores. Fique a sabes as 6 tarefas imprescindíveis de uma equipa de Recursos Humanos

Quem se forma em recursos humanos, não deve de idealizar um futuro estático, com uma única função. Pertencer ao departamento de RH é uma tarefa multidisciplinar, onde as responsabilidades são múltiplas e a atuação é essencial para que a empresa possa conquistar os seus objetivos com a maior eficiência produtiva e maximizar os resultados.

Num ambiente organizacional funcionam como parte representante da empresa. Quase como uma primeira voz, são a ponte de contacto com o futuro profissional, mas sabe quais as 6 tarefas imprescindíveis de uma equipa de Recursos Humanos?

Descubra quais as tarefas diárias existentes:

  • Alocação dos profissionais– Definir quais os cargos e funções destinadas a cada profissional contratado é uma função determinante para a organização da empresa. Aqui é o momento em que os RH passam a apresentar a cultura, condutas e preceitos da empresa e avaliar a qualidade do desempenho e produtividade dos colaboradores de modo geral. Após a apresentação inicia-se a atribuição de tarefas aos novos funcionários para que estes se possam integrar na empresa.
  • Treino e Desenvolvimento – O profissional de RH tem também como papel fundamental o acompanhamento da evolução dos funcionários por meio de programas que permitam o desenvolvimento de novas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais dos trabalhadores da empresa, tal como o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e expansão das competências já existentes.
  • Gestão dos conhecimentos – Os RH têm acesso a um banco de dados com todas as informações referentes aos funcionários da empresa, e a partir dessa base é permitido ao setor de Recursos Humanos traçar o perfil dos seus funcionários, tendo como vantagens o processo de recrutamento interno e também de promoção e alocação de profissionais de uma área para a outra.

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  • Retenção de Talentos – Este é uma das funções mais importantes do setor de RH, pois consiste no desenvolvimento de estratégias efetivas para reter os talentos de uma empresa. É fundamental reter um funcionário de alto desempenho, pois a perda de um poderá representar o fortalecimento da concorrência. Assim, os RH devem de criar formas de motivar, valorizar e principalmente reter os talentos da equipa de forma contínua.
  • Benefícios, Cargos e Salários – Outra das funções essenciais dos RH é a gestão e distribuição de benefícios aos funcionários. Tais benefícios podem traduzir-se num maior desempenho por parte dos trabalhadores, uma vez que oferecer algo mais, para além do salário, como um plano de saúde, por exemplo, pode conduzir a uma maior atração profissional.
  • Identificação de atividades formativas– O profissional de Recursos Humanos tem a tarefa de identificar, gerir e promover ações contínuas, de modo a aumentar a produtividade e promover o crescimento de conhecimentos dos trabalhadores da empresa.

Pode-se constatar que para obter um perfil forte no departamento de RH é necessário coletar um vasto leque de habilidades para que a empresa tenha um alto funcionamento. Assim, projeta-se que um bom trabalhador de RH seja um bom comunicador, tenha facilidade no relacionamento interpessoal, uma visão étnica e de futuro, competência e mediação de conflitos, que seja bem informado, tenha boa capacidade de planeamento, que seja organizado e crie uma boa execução e gestão das tarefas, inspire espírito de liderança, empatia, que se foque e que tenha um bom senso.

Abranger todas estas qualidades é indispensável, pois tais profissionais estão na realidade a lidar diariamente com pessoas de diferentes perfis, com necessidades e interesses dispares. Assim, se reunir todas estas qualidades está preparado para fazer parte de uma equipa dentro deste setor que é o de Recursos Humanos e preparado para lidar e se relacionar com todos os tipos de colaboradores de forma eficiente.

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