Cuidados a Ter com um Idoso em Casa

Cuidados-a-ter-com-o-idoso

É essencial oferecer um acompanhamento adequado e um ambiente seguro para o bem-estar, por isso vamos apresentar alguns cuidados a ter com um idoso em casa.

A casa é o local em que os idosos passam a maior parte do seu tempo, por isso é fundamental ter em conta alguns cuidados para a sua qualidade de vida e bem-estar constante, tais como:

  • A casa deve ser bem iluminada;
  •  Deve conseguir assegurar a facilidade de mobilidade;
  •  Retirar os tapetes que são uma forma constante de desequilíbrio;
  • Assegurar que não existem fios no chão para o idoso não tropeçar;
  • Colocar corrimões em todas as escadas;
  • Em lugares bem visíveis deve estar presente números de telefone de familiares, vizinhos, amigos ou emergência para facilitar a comunicação e a procura de socorro se for necessário;
  • Colocar os remédios num local visível, estar atento aos horários da medicação e assegurar que o idoso a toma.

O bem-estar a nível psicológico é também essencial para o idoso viver um resto de vida pleno, é por isso essencial estimular as saídas de casa e oferecer um estilo de vida mais ativo, através de passeios ou idas ao café por exemplo, realizar um acompanhamento às consultas médicas e fazer companhia física e conversar. Estes são os melhores cuidados que se podem oferecer a um idoso.

Tomar conta de um idoso pode ser trabalhoso mas também oferece uma recompensa emocional muito grande, sendo uma atividade muito reconfortante.

Demonstrar preocupação e interesse pelos idosos são actos que os estimulam a cuidar de si mesmos. Agora que ficou a conhecer os cuidados a ter com um idoso em casa, elabore estratégias para a criação de uma vida plena.

Autoria: Catarina Mexia