Influência das Redes Sociais para o Futuro Empregador

 Influência das Redes Sociais
Influência das Redes Sociais

As redes sociais são algumas das maiores formas de comunicação da atualidade. A influência das redes sociais na vida das pessoas é um fato, sendo assim, o que nelas é publicado e compartilhado e acaba por ser divulgado a milhares de diferentes pessoas nos mais diversos canais.

Estar com as redes sociais com uma boa colocação é fundamental para quem está à procura de emprego. É necessário prestarmos atenção naquilo que publicamos, compartilhamos e divulgamos e o que isso pode dizer sobre si para aqueles que estão a ver seu perfil.

Na hora de procurar o futuro empregado, os Recursos Humanos da empresa tem tendência a procurar as redes sociais para pesquisar sobre o futuro trabalhador, o que ele diz e o que gosta, se faz o perfil da empresa ou costuma falar mal dos lugares onde teve experiência profissional.

Acredita-se que a rede social de trabalho mais visada e visitada por empregadores, seja o LinkedIn, para tanto, essa rede é sempre organizada para o contacto e interação entre colaborador e empresa (Veja aqui o nosso artigo: Como tornar meu Perfil no LinkedIn mais Profissional), entretanto, o grande aumento de números no Facebook e os novos canais da plataforma,  fizeram-na uma ótima maneira de divulgar o seu currículo e entrar em contato com um empregador.

A influência das redes sociais para quem está à procura de emprego, dá-se na pesquisa que as empresas fazem quando um candidato mostra interesse numa vaga. É analisado o perfil do candidato de acordo com as suas postagens, opiniões, fotos e maneira que trata amigos.

É importante construir um bom relacionamento com os empregadores desde o momento do envio do currículo, logo, para criar esse relacionamento proveitoso, é necessário tomar cuidado com algumas questões na hora de fazer as suas publicações nas redes sociais:

 

  • Grafia errada de palavras e falta de conjugação verbal;
  • Ser muito polémico nas publicações de conhecimento geral.
  • Vulgaridade
  • Negatividade
  • Racismo
  • Política
  • Futebol

 

É importante lembrar que:

  • Tomar uma posição é necessário e bem visto, mas é de bom tom procurar ser menos extremo comas suas opiniões nas redes.
  • Queremos todos um ambiente agradável de trabalho, praticar o positivismo, a alegria nas redes sociais, causa uma boa impressão
  • Falar mal de amigos, colegas ou empresas que tens ou teve contato, faz com que se torne um empregado de pouca confiança para o empregador, o que pode trazer uma impressão errada sobre si.
  • Divulgar seu trabalho de forma diferenciada nas redes sociais, é uma mais valia para quem procura emprego.

Utilize a influência das redes sociais como uma aliada na sua procura de emprego, atraia visualizações para as suas páginas e seu trabalho. Valorize-se e permita que o empregador possa conhecer o melhor de si através de suas publicações.

Autoria: Amanda