5 dicas para ser um Bom Chef de Cozinha

5 Dicas para se tornar um bom chefe de Cozinha do It Better

O caminho para ser um bom chefe de cozinha não é de todo fácil, a gastronomia é uma área bastante competitiva e que envolve longas horas de preparação e trabalho. Para singrar nesta área precisa de, a cima de tudo, ser uma pessoa dedicada, persistente, atenta, em continua aprendizagem e muito organizada.

Quer ter sucesso nesta área? Temos 5 dicas para que consiga ser um bom profissional de cozinha.

    1. Ser apaixonado pela arte

 

Não podemos ser bem-sucedidos numa área se não formos apaixonados pela mesma. Quando fazemos aquilo que gostamos, conseguimos ser muito mais eficientes.  Sem paixão pela cozinha não há forma de ser um bom chef e conseguir confecionar pratos dignos de estrelas Michelin. Para ter sucesso nesta área precisa de ser muito dedicado e ter uma certa obsessão por descobrir novos sabores e texturas. Ser apaixonado pela cozinha é imergir na conquista de paladares e na descoberta de novos sabores para conseguir chegar até ao coração das pessoas através da comida.

  1. Ser Criativo

A criatividade é uma das variáveis que mais diferencia os chefs de cozinha. Um bom chef tem de ser capaz de saber utilizar os ingredientes à sua disposição para construir um bom prato, de forma a evidenciar o sabor dos mesmos.  É necessário que, na falta de algum ingrediente, um cozinheiro consiga reinventar o sabor desse através de outro ingrediente. Use a sua criatividade para fugir ao tradicional e inventar novos pratos, com combinações inesperadas. Seja capaz de surpreender.

  1. Saber lidar com os erros e críticas

Os erros acontecem e é com eles que as pessoas aprendem e evoluem. Ninguém nasce a saber fazer tudo. Para chegar à perfeição é preciso tempo. Até conseguir fazer ótimos pratos, muitos erros vão acontecer, mas o importante é não desistir e continuar a praticar. Seja paciente, estude os sabores. Saiba lidar com criticas, nem toda a gente vai gostar de tudo o que vai preparar. Aproveite as críticas para se instruir e progredir, construindo uma versão ainda melhor de si próprio e dos seus pratos. A firmeza e a dedicação são imprescindíveis para alcançar o sucesso.

  1. Mantenha-se atualizado e nunca deixe de estudar

Ser um bom chef de cozinha é algo que requer tempo, para além de ser necessário ter formação na área, é necessário passar por diferentes experiências. Esteja atento às novidades do mundo gastronómico e ao aparecimento de novos ingredientes e sabores, de forma a estudá-los e a perceber as suas potencialidades.  Leia revistas sobre cozinha de modo a perceber quais as tendências atuais no mundo gastronómico. Um bom chef, mesmo tendo muitos estudos na área, nunca deixa inteiramente de estudar. Está sempre em processo de aprendizagem, aprendendo mais sobre diferentes e novos ingredientes e combinações de sabores. Os melhores chefs são aqueles que conseguem tirar proveito de todas as experiências e tarefas.

  1. Trabalhar em equipa

Trabalhar na cozinha significa nunca trabalhar sozinho. É preciso saber trabalhar em equipa, perceber que na cozinha o sucesso tem muito mais a ver com o facto de todos trabalharem juntos em equipa do que com o talento individual. É importante que todos na equipa se sintam integrados e valorizados. Saiba respeitar todos os elementos do grupo e as opiniões de todos os colegas, mesmo que sejam diferentes da sua.  É fundamental respeitar toda equipa, e estar disponível para apoiar em tudo o que é necessário.

Autoria: Ana Cardoso