Vídeo CV: Sim ou Não? 10 vezes mais hipóteses de contratação!

Curriculum Vitae em Vídeo Do It Better

Em pleno século XXI, onde o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo e é difícil destacar-se, só pensamos como podemos fazer para chamar a atenção na fase recrutamento. O Vídeo CV é uma das opções mais criativas para os candidatos que pretendem sobressair na hora de apresentação às empresas.

Mas então, quais são as principais vantagens do Vídeo CV?

  • Personalidade

Haverá melhor maneira de transmitir as nossas paixões, experiências e conquistas?

O Vídeo CV tem uma grande vantagem comparado com o tradicional CV em papel. Este formato permite-nos dar a conhecer o nosso “verdadeiro eu”, a nossa personalidade. A utilização do sentido de humor, expressões faciais e linguagem corporal possibilita-nos interagir e criar uma ligação com o destinatário.

  • Criatividade

Se a ideia é chamar a atenção dos recrutadores, este é um dos principais fatores a investir: despertar a curiosidade do destinatário e mostrar as suas competências de forma criativa. Não tenha medo de ser criativo na edição e gravação do vídeo! Mostre o seu carisma!

  • É Visual

Explicar o percurso profissional através de imagem e vídeo, torna o processo menos aborrecido. Conciliando trabalhos anteriores, portfólio, experiência e competências em poucas palavras.

Afinal, está comprovado que o conteúdo visual é muito mais atrativo e que, aproximadamente, 40% das pessoas tem uma melhor resposta a conteúdos com formato visual do que a texto.

  • Proximidade com o Recrutador

Este meio permite uma maior proximidade com o recrutador, podendo até eliminar entrevistas desnecessárias. As empresas querem conhecer os candidatos e, no fundo, os recrutadores querem que estes se demonstrem o mais confortáveis possíveis e que contem a sua história com autenticidade.

Para além disto, é uma grande ajuda na otimização do tempo do recrutador permitindo-lhes avaliar os candidatos a qualquer hora e lugar.

O Vídeo CV tem características muito vantajosas num mercado cada vez mais digital. Tanto, que dizem que tem 10 vezes mais hipóteses de contração.

Sim, segundo a Unono, uma empresa de recrutamento digital especializada em millennials, os candidatos com Vídeo CV têm mais hipóteses de ser contratados.

Edgar Campos, Country Manager da Unono em Portugal, afirma que “Todos os dias contacto com responsáveis pelos processos de recrutamento e seleção das empresas que me indicam que é claro que o vídeo CV traz uma vantagem competitiva. Há competências que são mais evidentes neste formato do que num CV. Ter a certeza que um candidato tem as soft skills certas, acelera o processo de recrutamento”.

Acrescenta ainda, que numa base de dados com milhares de candidatos a dificuldade é encontrar o candidato certo. Justificando que “É essencial recorrer à tecnologia não só para tirar a informação mais relevante dos milhares de currículos que passam pelas mãos dos recrutadores como para dar a acesso a novos formatos de apresentação que valorizem os candidatos junto das empresas”.

Concluindo, Vídeo CV sim! Principalmente em áreas criativas, podendo também ser usado noutras áreas em complemento com o CV tradicional.

Não se limite ao papel, afinal nos dias de hoje temos sempre que “pensar fora da caixa “!

Autoria: Ana Lopes