Conselhos para uma boa concentração

Conselhos para uma boa concentração

Tem dificuldade em concentrar-se nas suas tarefas? Temos alguns conselhos para si!

A concentração é uma habilidade essencial para praticamente todas as atividades desempenhadas pelo ser humano. No entanto, muitas pessoas queixam-se que não se conseguem manter focadas em realizar uma tarefa até ao fim devido às diversas distrações que as rodeiam.

Muitas vezes também acontece que temos temos tarefas a realizar mas apenas um curto espaço de tempo para as finalizar. São nestes momentos que pensamos que seria mais vantajoso termos uma boa capacidade de concentração.

Por este ser um problema que atinge muitas pessoas e por ter também um impacto negativo nos nossos resultados, propomos-lhe cinco dicas para melhorar a sua concentração:

  1. Ter uma boa noite de sono. Quanto mais descansada e relaxada uma pessoa estiver, maior será a sua concentração e produtividade. É fundamental dormir, em média, 8 horas por noite, para acordar com o cérebro descansado e pronto para enfrentar um novo dia.
  2. Definir objetivos e prazos. Ser organizado e manter uma definição de objetivos é essencial para um desempenho eficaz das tarefas. Antes de começar a trabalhar, deve fazer uma lista de tarefas a realizar para perceber quais são as mais prioritárias e para também não deixar nenhuma de parte.
  3. Manter uma alimentação equilibrada. Saltar refeições é sempre um erro. Por menos tempo que pensamos que temos, é importante tirar sempre uns minutos para fazer uma refeição.
  4. Fazer pausas. Trabalhar horas a fio sem fazer intervalos nunca é produtivo. Por mais que estejamos atarefados e stressados com o trabalho que temos a fazer, nunca devemos deixar de fazer uma pausa para descansar, relaxar e distrair-nos um bocado.
  5. Eliminar distrações. Por mais difícil que seja, é também importante desligarmo-nos dos nossos telemóveis, e-mails ou outras possíveis plataformas que possam ser uma distração para o nosso trabalho. Para que seja mais produtiva, é essencial uma pessoa manter-se focada e concentrada na tarefa que está a realizar.

Agora que já sabe os melhores truques para se concentrar, ponha-se à prova e teste-os!

Autoria: Madalena Pinto