A importância e funções da Gestão de Recursos Humanos nas empresas

As empresas não funcionam sem pessoas.

A gestão de recursos humanos tem uma grande relevância dentro das empresas pela ponte que faz entre as necessidades individuais e organizacionais. Esta área requer cuidado e planeamento uma vez que as pessoas interferem positiva ou negativamente na empresa.

Todos os dias queremos evoluir, enfrentar novos desafios, desenvolver  projetos, contribuir e adquirir novos conhecimentos. Neste sentido a gestão de recursos humanos é mais do que gerir pessoas, serve mutuamente para gerir experiências, valorização e formação proporcionando um melhor desempenho das atividades.

Uma gestão eficiente e a boa seleção de candidatos é a receita essencial para o sucesso organizacional. Atrair, reter e desenvolver talentos nas organizações apresenta uma maior vantagem competitiva e é atualmente um desafio da Gestão de Recursos Humanos. Conduzir as pessoas, coordená-las emocional e comportamentalmente dentro da organização conserva-as mais entusiasmadas e envolvidas com o trabalho, atingindo mais facilmente os objetivos, metas e estratégias.

A Gestão de Recursos humanos é um conjunto de processos e práticas que constituem a gestão do trabalho como o recrutamento e seleção das pessoas, a sua integração e acolhimento na empresa, descrição e análise de funções, a avalição de desempenho, remunerações e incentivos, higiene e saúde no trabalho e a sua formação e desenvolvimento.

Autoria: Cátia Jorge