Cuidados a ter para uma boa cicatrização de uma Tatuagem

O gosto pela tatuagem está a crescer cada vez mais, desde os mais jovens até aos mais idosos.
Os motivos de quem procura um tatuador/a vão desde ser uma prática que está na moda ou a vontade de se tatuar algo com significado para que nos acompanhe e esteja sempre connosco de uma forma simbólica.

Mas para que o processo da realização da tatuagem seja efetuado com sucesso é necessário ter diversos cuidados, no sentido em que é uma prática que requer talento, perfeccionismo e bastante higiene. A higiene inicia-se desde que se começa a tatuagem até aos dias seguintes para que aconteça uma boa cicatrização!

Seguem-se abaixo alguns cuidados a ter passo-a-passo:
HIGIENE: é o ponto mais importante de todos os que se seguem, portanto deve ser a sua primeira preocupação :

  1. Após a realização da tatuagem por norma mantém-se o curativo por 3 horas (em média).
  2. Quando chegar a altura do seu tratamento, lavar bem as mãos antes de tratar a tatuagem;
  3. Limpar a tatuagem com sabonete neutro ou antissépticos para evitar inflamações;
  4. É aconselhável que nos primeiros 3 dias, aplique películas aderentes sobre a zona da tatuagem.
  5. Entre a troca das películas deve lavar a zona tatuada abundantemente com água, nomeadamente, nas áreas mais avermelhadas.
  6. Nas alturas em que toma banho deve optar pela água fria/morna, evitando obrigatoriamente a água a escaldar e shampoos/condicionadores que entrem em contacto com a área tatuada.
  7. Proibido esfregar, apenas enxague suavemente essa parte do corpo.

PRODUTOS PARA CICATRIZAÇÃO: a utilização de pomadas cicatrizantes é uma forma que para além de ajudar na fixação da tinta da tatuagem, ajuda também a pele a regenerar-se e a eliminar possíveis postelas. Por norma, aplique a pomada duas vezes ao dia durante 15 dias.

VESTUÁRIO: nos primeiros tempos é aconselhável optar por roupas mais largas e confortáveis para ajudar na estabilização da pigmentação e facilitar a ventilação na área do corpo tatuada.

HIDRATAÇÃO: deve hidratar regularmente a pele com cremes hidratantes e/ou vaselina para ajudar na eliminação de postelas/crostas. E claro não esqueça o melhor hidratante, beba água frequentemente!

RADIAÇÃO SOLAR: nos primeiros 30 dias a tatuagem não deve estar em contacto direto com o sol. Depois do processo de cicatrização estar concluído, caso o vestuário que está a usar não tape a zona tatuada, deve utilizar um protetor solar com um alto fator de proteção solar, em situações comuns do quotidiano 30 minutos antes de sair de casa, e no caso, de ir para a praia de uma hora em uma hora. Quando as tatuagens são coloridas deve existir cuidados extremamente rigorosos para facilitar a fixação da pigmentação porque é mais densa.

Saiba também quais os vários níveis de dor na tatuagem.

Se o seu interesse por tatuagens for mais além do que ser tatuado, e passar para o papel de tatuador a Do It Better tem o Curso de Técnicas de Tatuagem, onde pode investir nas suas qualificações profissionais e especializar-se nesta área adquirindo novos conhecimentos e competências para estar habilitado/a a enfrentar o mundo do trabalho.

 

Autoria: Catarina Antunes