O Braço Direito do Médico Dentista

Importância do Técnico Auxiliar de Medicina Dentária numa Clínica de Medicina Dentária

Como o próprio nome indica, é o auxiliar que vai ajudar o Médico Dentista a atuar de maneira mais segura, de modo a atender às necessidades do paciente com conforto e eficiência. O Auxiliar de Medicina Dentária está responsável por apoiar todo o procedimento do tratamento, acompanhar o paciente desde que este entra na clínica até ao momento em que termina o tratamento.

Uma boa clínica dentária e até mesmo um bom médico dentista não conseguem estabelecer e executar as suas atividades se não tiverem um excelente auxiliar, isto porque é da responsabilidade de um auxiliar de medicina o bom funcionamento de uma clínica como por exemplo, assegurar algumas tarefas administrativas bem como colaborar com o médico dentista na assistência e prestação de cuidados básicos de saúde e bem-estar oral, participar nas atividades tecnológicas do consultório de acordo com as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho.

O(a) técnico auxiliar tem uma importância crucial dentro de uma clínica pois, permite ao médico dentista concentrar-se nas necessidades do paciente e no tratamento de patologias associadas à boca e estruturas anexas. Algumas das atividades de um(a) técnico auxiliar de medicina são:

  • Auxiliar o médico dentista no diagnóstico, atendimento, tratamento e acompanhamento do paciente;
  • Zelar pela conservação, manutenção e limpeza de equipamento relacionadas com a atividade dentária;
  • Esterilização do material;
  • Auxiliar o médico na execução dos tratamentos, apresentando e transferindo os equipamentos, instrumentos e materiais necessários ao ato médico;
  • Executar técnicas laboratoriais de apoio à prótese dentária;
  • Responsável pela gestão de stocks e contactos com fornecedores de bens e serviços;
  • Efetuar o atendimento direto e indireto dos utentes de acordo com as normas estabelecidas;

O técnico auxiliar de medicina e o médico dentista formam uma equipa inseparável com um objetivo em comum, efetuar o melhor tratamento ao paciente, protegendo a sua saúde oral e a de todos os rodeiam.

É um trabalho bastante exigente e difícil, um(a) auxiliar tem de ter a formação necessária para que sejam efetuados rigorosamente todos os procedimentos da atividade que vai desempenhar. A Do It Better dispõe de um curso completamente direcionado a satisfazer essas mesmas necessidades fazendo sempre com que os seus formandos estejam bem preparados para o mercado trabalho.