Como nos devemos apresentar numa entrevista de emprego

A aparência é um fator determinante na tomada de decisão pela entidade empregadora. Um Dress Code ajustado à área a que se candidata é meio caminho andado para ter sucesso

É preciso apenas 10 segundos de entrevista para se avaliar a imagem. Nunca ouviu dizer que não há uma segunda oportunidade para criar um primeira boa impressão? A imagem é decisiva e  ter em atenção como nos devemos apresentar numa entrevista de emprego é um dos elementos mais importantes. A aparência é um fator determinante na tomada de decisão pela entidade empregadora.

A maneira como nos apresentamos é um dos primeiros sinais analisados, uma vez que dá indicadores determinantes a quem nos vai entrevistar, se a nossa imagem está ou não dentro dos padrões, requisitos e política da empresa.

Muitas vezes até pode ser um candidato com altas competências e com um curriculum invejável, no entanto, se tiver uma má aparência pode deixar cair uma boa oportunidade de emprego, quem sabe a oportunidade da sua vida. Há várias recomendações para ter uma boa performance numa entrevista de emprego.

Não facilite, prepare-se! Ajuste o tipo de roupa ao cargo para o qual se candidata. Passada esta primeira fase de impacto visual, tenha em atenção à postura corporal, pois ela irá dizer se está enquadrado com o Dress code que tem vestido no momento.

O Dress code é, muitas vezes, um género de protocolo que as empresas usam e que normalmente é imposto a todos os colaboradores. É a forma como as empresas se querem apresentar ao mercado e diferenciar da concorrência. Faz parte dos valores da empresa! Neste sentido, a recomendação passa por pesquisar sempre informação sobre a empresa. Perceba se há um dress Code, se tem um estilo pré-definido. Os fatos, vestidos, o calçado, o esquema de cores, o cabelo e até a maquilhagem, pois quando chegar o momento da entrevista, irão existir  algumas semelhanças com o que empresa procura no candidato. E você quer estar certamente dentro destes padrões.

A imagem para um profissional é muito importante para manter a sua reputação e transmitir uma imagem segura. É sempre importante ter em conta a posição de hierarquia que se vai ocupar na empresa.

Há vários tipos de dress code, que podem variar de acordo com a área, cargo ou sector de atividade da empresa, tais como:

Dress code formal que é utilizado pelos profissionais corporativos, numa área onde normalmente ocorrem várias reuniões e a apresentação tem de ser bastante séria. Normalmente são usadas cores sóbrias, usam muitas vezes os ternos, peças de alfaitaria como a famosa camisa branca ,o blazer, sapatos fechados, gravata e bolsas estruturadas. Este estilo de dress code mais formal enquadrasse principalmente a advogados, juristas, empresários e a Bancários.

Dress code regular. É um estilo utilizado por médicos, contabilistas e administrativos. Utilizam camisas básicas, polos, sapatos de vela ou derbies e calças básicas mas sem blaiser.

Dress code casual muitas vezes usados por profissionais corporativos. A utilização de saias até ao joelho, camisas coloridas, sapatos fechados, blazer mais cinturados e coloridos.

Dress code informal muitas vezes usados pelos profissionais de comunicação, onde (quase) tudo é permitido, como misturar o formal e o informal. A utilização de sapatilhas, calças de ganga e t-shirts não é um problema. A não ser que tenha alguma reunião. Aí convém saltar dois degraus e estar adaptar-se ao momento.

A imagem não é tudo, mas é fundamental estar devidamente enquadrado, ajustado e alinhado com os valores da empresa. O segredo está na capacidade de adaptação. Por isso ajuste o seu estilo.