Auxiliares de Prestígio

A importância do técnico auxiliar de saúde

 

Um Técnico Auxiliar de Saúde deixou de ser considerado o “elo mais fraco” de uma equipa médica e passou a ter um papel determinante no processo de acompanhamento do estado de saúde de um paciente, tal como um médico ou um enfermeiro. Aliás, estes três elementos (técnico de auxiliar de saúde, enfermeiro e médico), formam inclusivamente uma equipa de intervenção onde todos têm um trabalho determinante. Isto porque as suas intervenções e práticas são bem definidas e assumem um papel preponderante e indispensável para o bem-estar do cliente.

 

 

Ao estar em contacto permanente com o utente, um auxiliar de saúde, para além de ser uma ponte entre os médicos e os enfermeiros, também faz parte da equipa que forma um plano de trabalho estruturado para conseguir satisfazer as necessidades que surgem durante o horário laboral e muitas vezes fora dele.

 

 

Algumas das atividades fundamentais a desempenhar por este profissional são:

  • Ajudar o utente nas necessidades de eliminação e nos cuidados de higiene e conforto de acordo com as orientações do enfermeiro ;
  • Auxiliar o enfermeiro na prestação de cuidados de eliminação, cuidados de higiene e conforto ao utente e na realização de tratamentos e feridas e úlceras ;
  • Auxiliar o enfermeiro na prestação de cuidados ao utente que vai fazer, ou fez, uma intervenção cirúrgica ;

 

 

 

  • Auxiliar nas tarefas de alimentação e hidratação do utente ;
  • Auxiliar na transferência, posicionamento e transporte de utente ;
  • Assegurar atividades de apoio ao funcionamento das diferentes unidades e serviços de saúde.

 

 

É um segmento na área da saúde que esta à procura de bons profissionais pois é uma profissão com uma responsabilidade enorme e, torna-se exigente pelo facto de passarem grande parte dos seus turnos em intervenções aos utentes, sendo  fundamental manter uma atitude compreensiva, alegre e motivante, porque algumas práticas envolvem a privacidade e a intimidade do utente.

A Do It Better dispõe cursos profissionais certificados que satisfazem, com qualidade, as necessidades deste segmento na área da saúde fazendo com que a adaptação no mercado de trabalho seja bem mais facilitada.