RAZÕES PARA FAZER DRENAGEM LINFÁTICA

Em 1930, um casal de médicos Emil Vodder e Estrid Vodder, criaram a drenagem linfática, enquanto tratavam pacientes com sinusite na Riviera Francesa. Hoje, tornou-se num ritual de beleza e um procedimento de rotina para muitas pessoas que sofrem com a retenção de líquidos, sendo a maioria mulheres.

FUNÇÃO

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluídos pelo corpo – a trabalhar de forma mais acelerada. Mas os benefícios são tantos que lhe damos mais razões para que seja um praticante:

  • Já lhe citámos que acaba com a retenção de líquidos – a técnica desta massagem drena o excesso de líquido no corpo e com isso desaparece o inchaço, causado pela retenção. Ao estimular o sistema linfático, que é o responsável pela limpeza de resíduos e toxinas.

Dica: ao fazer uma vez por mês a drenagem, faz uma limpeza mais profunda de toxinas no organismo.

 

  • Melhora a circulação sanguínea. Ao melhorar o funcionamento do sistema linfático, o sistema circulatório também flui melhor, já que ambos se relacionam.

 

  • Muitos médicos recomendam como técnica pós-operatória, pois ajuda na redução do inchaço pós-operatório.

 

  • Deixa o sistema imunológico mais ativo. Com o corpo sem toxinas a oxigenação de células é maior. O que faz com que seja um beneficio de curto, médio, e longo prazo.

 

  • Apesar de não haver evidência científica, o aspeto da pele tende a melhorar devido ao óleo usado no tratamento e aos movimentos feitos, a verdade é que acontece provavelmente devido aos estímulos e à oxigenação da pele.

 

  • Alivia o stress do quotidiano. Ajuda a acabar com a sensação de cansaço, exaustão e desânimo.

 

A drenagem linfática proporciona um bem estar geral para o organismo e os benefícios não são apenas estéticos. Desfrutar deste tipo de tratamento pode favorecer uma melhor qualidade de vida.

 

SUGESTÕES

Pode aliar a uma alimentação balanceada: Reduzir a quantidade de sódio, gás e corantes por exemplo, ajuda muito a diminuir a retenção de líquidos, um dos problemas tratados pela drenagem linfática

No que diz respeito a saúde, atividade física sempre será uma recomendação médica ou como sugestão de praticantes ou profissionais da área . No caso da drenagem, o exercício aumenta a oxigenação do corpo, o que favorece a ação da sua drenagem linfática.

Parece irónico, mas quanto mais líquidos ingerir, menos retenção terá! Isto porque o nosso corpo tem um equilíbrio muito grande com a água, portanto o corpo bem hidratado tem menos propensão à retenção, potencializando a sua drenagem linfática.