Cada um colhe a barba que semeia!!

barba

“Cultivar” uma barba longa exige trabalho e atenção.

Uma barba bem apresentada para um homem é sinónimo de elegância e confiança. Ao contrário do que se pode parecer, fazer crescer a barba de uma forma bonita e saudável exige muita atenção, delicadeza e alguns cuidados básicos.

Não adianta simplesmente deixar a barba crescer descontroladamente até chegar ao tamanho desejado. É extremamente importante conhecer o que está a “cultivar”.

Nem todos os homens são iguais e acontece exatamente o mesmo com a barba. Há texturas, faces e aspetos diferentes, pelo que o crescimento do pelo não é linear em todas as caras, variando de acordo com as características dos genes e da pele.

“A barba tem qualquer coisa de sagrado e outra qualquer de desleixo” – Bobone, 2016

Segundo a formadora da Do It Better, Eduarda Correia, a essência da barba da resume-se à subtileza da linha que separa uma barba bem cuidada de uma barba desleixada.

Para manter uma barba esteticamente apresentável e dentro dos padrões recomendados, procuramos identificar tudo aquilo que precisa de saber junto de um especialista, apresentando algumas dicas simples e truques para ter uma barba cuidada:

  • PACIÊNCIA

Se quiser deixar a barba crescer e ganhar forma, precisa que ela se desenvolva por algum tempo para que possa descobrir se tem falhas ou não e adaptar o seu formato, moldando e aparando os excessos da barba até chegar ao ponto desejado.

barba

 

  • HIGIENE

Tenha higiene sempre! Assim como o cabelo, a barba precisa de cuidados. Ao decorrer do dia a barba também acumula fungos, bactérias e até pode ter caspa.

È fundamental fazer uma boa higienização diária da sua barba, a utilização de shampoo para a barba, óleo de barbear e balm é fundamental para uma boa higienização.

O shampoo mantém a barba limpa e hidratada. Somente o shampoo especifico para a barba é capaz de lavar corretamente sem nenhum componente agressivo, o balm e o óleo são os produtos mais indicados para hidratação.” – Eduarda Correia, Formadora Do It Better

 

barba

 

  • KIT PARA A BARBA

Para quem quer manter uma barba comprida, é importante ter um kit básico com tesoura, pente e uma máquina. Com estes equipamentos vai conseguir ter um bom cuidado da sua barba. A ida ao barbeiro pode fazê-la uma vez por mês para dar um “toque” mais profissional e conseguir mantê-la com o seu kit básico.

 

barba

 

  • PENTEAR FREQUENTEMENTE

Uma maneira de conseguir ter uma barba bem estruturada é pentear com frequência, pode dar mais forma ao seu barbear deixando-o bonito e sempre apresentável. Por isso, tenha sempre um pente para a barba perto de si!

barba

 

Dicas simples que fazem toda a diferença para um bom cuidado da barba. Tudo isto serve para garantir que nunca tenha um aspeto desleixado a parecer um homem das cavernas.

Cultivar uma barba é considerado um hobby, uma arte ou até mesmo um estilo de vida.

A Do It Better tem cursos profissionais de barbeiro que o ajudam a perceber mais sobre esta temática  e, assim, também poder ajudar outras pessoas que tenham as mesmas duvidas ou então, quem sabe, abrir um negocio próprio pois, o conhecimento que a Do It Better transmite é direcionado para satisfazer as necessidades do mercado.