8 PASSOS PARA UMA BOA ENTREVISTA DE EMPREGO

ATENÇÃO AO CURRÍCULO E À CARTA DE MOTIVAÇÃO
ATENÇÃO AO CURRÍCULO E À CARTA DE MOTIVAÇÃO
Antes de “desenhar” o seu curriculum vitae, é fundamental que escreva sobre toda a sua experiência profissional. Este é o primeiro passo! O que deve ser levado em conta é o seu percurso profissional. Para isso, é necessário questionar como chegou à empresa e o que aprendeu no percurso. Lembre-se de destacar os objetivos e metas cumpridas. Além de preparar o seu currículo para a entrevista de emprego, pesquise sobre as empresas, história, missão, valores e, caso tenha acesso a essa informação, sobre os seus futuros colegas de trabalho. O importante é mostrar que conhece a empresa e interessas-te nela.
INFORME-SE SOBRE A EMPRESA E A VAGA ANTES DA ENTREVISTA
INFORME-SE SOBRE A EMPRESA E A VAGA ANTES DA ENTREVISTA
Veja por este lado: se está interessado numa pessoa e ela não sabe nada sobre si é não demonstra vontade em conhece-lo é chato, não é? O processo de contratação assemelha-se um pouco com o início de uma relação. É preciso procurar entender exatamente o que a empresa procura, como ela funciona e como a pode conquistar, principalmente a pessoa que vai conduzir a entrevista. O foco está sempre na entrevista e em quem nos vai entrevistar. Essa será sempre a nossa primeira conquista. Dica: Assine a newsletter, acompanhe as redes sociais, procure conhecer pessoas que já trabalharam na empresa e tire dúvidas sobre o serviço. Veja quais são os requisitos mais importantes e prepare-se para mostrar experiência dentro de cada um deles com sinceridade. Durante as perguntas, procura sempre deixar claro o seu interesse!
NÃO HÁ UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE PARA CRIAR UMA BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO
NÃO HÁ UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE PARA CRIAR UMA BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO
Chegar com muita antecedência demonstra ansiedade, mas chegar atrasado é o pior dos cenários. O candidato deve chegar 10 a 15 minutos antes do horário marcado para evitar imprevistos. Com relação a apresentação pessoal, a primeira impressão é a que fica. É mais seguro optar por roupas mais formais dentro do seu próprio estilo e certificar-se de que ele está adequado ao ambiente de trabalho de sua área de atuação.
FOCO!!! QUESTÕES DE ROTINA (NÃO SE ESQUEÇA QUE É UMA ENTREVISTA)
FOCO!!! QUESTÕES DE ROTINA (NÃO SE ESQUEÇA QUE É UMA ENTREVISTA)
Esse é o momento de reunir todas as suas experiências práticas na área e explicar detalhadamente: que ferramentas utilizou? Qual foi a metodologia? Quais foram os passos até encontrar a solução? Teve algum erro pelo caminho? Como encontrou esse erro? As perguntas mais recorrentes em entrevistas técnicas são aquelas que te apresentam desafios onde terás que mostrar soluções a partir de coisas que já tenha realizado. Ou seja, chegue com a memória fresca para falar sobre o que entende, sem rodeios.
MENTIRAS, NUNCA! MEIAS VERDADES, NEM PENSAR!
MENTIRAS, NUNCA! MEIAS VERDADES, NEM PENSAR!
A pergunta que grita insistentemente na nossa mente: e se eu não perceber do que se está a falar? E se eu não souber resolver o problema? Calma, vai ficar tudo bem. O principal é nunca, NUNCA, inventar que sabe sobre o que não conhece. É estritamente obrigatório não mentir. Mais vale omitir informação do que dizer meias verdades. Seja sempre sincero. Ser genuíno e autêntico é o melhor argumento que pode ter do seu lado. Se a pessoa está a fazer uma entrevista técnica, ela provavelmente entende do assunto que está a questionar. Mesmo que não entenda, é muito fácil descobrir um migué. A melhor atitude que pode ter é ser sincero, indicando que não teve contato ainda com o assunto, mas que vai procurar conhecer. Uma boa opção é citar um caso onde tenha precisado de entender uma nova linguagem em pouco tempo para resolver um problema, por exemplo.
PENSA EM EQUIPA
PENSA EM EQUIPA
Mostrar que entendes a necessidade de trabalhar bem em equipa e a importância de compartilhar conhecimentos com outros colegas é um ponto bastante positivo em entrevistas técnicas. Use exemplos de projetos realizados com outras pessoas e procure não dizer somente da sua perspetiva de resolução dos problemas, mostrando como foi um trabalho em conjunto.
MENTE ABERTA SOBRE A NEGOCIÇÃO DE VALORES
MENTE ABERTA SOBRE A NEGOCIÇÃO DE VALORES
Como candidato não deve "exigir" um valor como remuneração, nem tão pouco responder sobre quais são as suas pretensões salariais. Evite responder diretamente a essa questão. Fale por exemplo da remuneração que recebia no seu último emprego. Caso seja o primeiro tente ser ambicioso, mas ao mesmo tempo realista.
TIRE DÚVIDAS
TIRE DÚVIDAS
Atualmente, o conceito de entrevista não implica que somente a empresa tem o direito de fazer perguntas. Antes de aceitares uma nova experiência de emprego, procura conhecer bem todos os aspetos do trabalho a ser realizado. Depois de terem terminado todas as perguntas técnicas, tire dúvidas com relação ao ambiente de trabalho, horários, atividades, conhecimentos necessários, equipa ou qualquer outro assunto que ainda não ficou claro para si.