A Importância da Fisioterapia e da Massagem no Desporto

A Fisioterapia e a Massagem são duas áreas que se complementam de forma a fornecerem benefícios notáveis para a saúde.

A área da fisioterapia é desenvolvida por profissionais especialistas em identificar e maximizar a qualidade de vida e o potencial de movimento na prevenção, no  tratamento e na reabilitação de lesões. Estas áreas abrangem o bem-estar físico, psicológico, emocional e social do desportista.

A interação entre o fisioterapeuta e o paciente é uma componente fundamental no processo onde o potencial de movimento é avaliado. A partir dessa avaliação, são empregados os conhecimentos e técnicas exclusivas na recuperação, manutenção, prevenção e desenvolvimento de todas as ameaças ao movimento causadas pelo envelhecimento, lesões, dor, doenças, distúrbios, condições ou fatores ambientais.

O fisioterapeuta é responsável pelo desenvolvimento de ações de preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação. Cada programa de reabilitação é individualizado de forma a responder adequadamente às necessidades de cada atleta.

A massagem tornou-se num método fundamental para complementar a técnica de fisioterapia com o propósito de alívio da dor, relaxamento, estimulação e recuperação muscular a nível preventivo, terapêutico ou desportivo.

Pode ser aplicada em diversas partes do corpo ou continuamente em todo o corpo para aliviar o stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar a tensão nervosa.

A massagem é um complemento crucial na rotina de um praticante de desporto devido ao uso exaustivo dos músculos durante o treino, que provoca tensão nos tecidos musculares. A terapia da massagem tem como função, ajudar o atleta a recuperar do esforço extremo e, também, a aumentar os seus limites físicos.

A Fisioterapia e a Massagem têm um papel fundamental quer a nível amador, quer a nível profissional.

Cada vez mais o desporto é reconhecido como uma atividade de extrema importância e, tem vindo a ser praticado por um número gradual de amantes do exercício físico, da qualidade de vida e do bem-estar.

O Centro de Formação da Do It Better ministra o Curso Técnico Auxiliar de Fisioterapia e Massagem, onde o estudo destas duas temáticas é baseado nas necessidades do mercado e, com o objetivo de criar profissionais de excelência capazes de preencher todas as lacunas na sua área profissional e, garantir as melhores condições para os seus atletas.