Como obter o Certificado de Competências Pedagógicas?

Para exercer a atividade de formador nas suas diferentes componentes de formação de base, sociocultural e científica,  é requerida a certificação para o ensino, nos termos da legislação em vigor.

Um formador profissional desempenha um papel fulcral na formação dos seus formandos. O formador orienta uma turma para a prática de diversas áreas profissionais e, como tal, uma das suas principais funções é proporcionar o desenvolvimento das competências específicas relacionadas com essas áreas. Assim como, incentivar e avaliar um grupo de formandos, para que, no final da formação, estes se demonstrem aptos para adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas – documento que declara que determinado profissional detém as competências necessárias ao exercício de uma profissão pedagógica de formador e, é isento de renovação, uma vez que é vitalício.

Esta habilitação é concedida pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e, requer o cumprimento de um conjunto de requisitos para os profissionais que possuem a ambição de iniciar a profissão de formador.

Para obter o CCP, os candidatos têm de cumprir com os seguintes requisitos:

Será também possível adquirir este certificado se possuir uma instrução de nível superior, ou seja, uma habilitação para o ensino.

Com o CCP, anteriormente designado CAP, os candidatos a formadores podem exercer a atividade profissional de formador em Cursos de Aprendizagem, Cursos de Educação e, Formação de Adultos.

Para além destas modalidades de ensino, existem ainda outras como, Formações Modulares Certificadas e, ainda Cursos Vida Ativa. É com esta crescente importância da formação profissional em Portugal que é cada vez mais crucial formar profissionais competentes. E, garantir a qualidade da formação de formadores traduz-se na garantia da qualidade da formação profissional.

A DO IT BETTER, Centro de Formação Profissional , localizada de norte a sul do país, faculta o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores em:

Na DO IT BETTER a qualidade da formação é uma prioridade e, como tal, no seu curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores são fornecidos todos os recursos necessários de forma a que os seus formandos explorem as temáticas variadas dos módulos, otimizem o seu potencial, desenvolvam novas competências e, fiquem preparados para o exercício da sua atividade profissional.

O curso tem uma duração mínima de 90 horas, decorre em horário laboral ( existe também a possibilidade de frequentar em horário pós-laboral ) e, é lecionado em regime presencial e em B-learning.

Esta modalidade de ensino em B-learning, articula alguns elementos da formação à distancia em regime E-Learning com elementos da formação presencial. Ou seja, o processo de ensino-aprendizagem decorre parcialmente através de uma plataforma, mas também integra algumas ocasiões em contexto de sala de aula.

Após a aprovação do curso, o formando irá dominar todas as competências, pessoais e sociais, relacionadas com a atividade de formador e estará apto a solicitar o certificado de competências pedagógicas.