A importância da formação Certificada

A constante necessidade de atualizar conhecimentos e validar competências, faz com que a formação Profissional Certificada seja, cada vez mais, valorizada e a ganhar maior relevância aquando o recrutamento de novos colaboradores.

No atual mercado da formação existem dois tipos de formação, a formação profissional certificada e a formação não certificada. O que isso significa?

Formação Certificada + Formação Profissional

Em Portugal, o organismo responsável pela certificação de entidades formadoras é a Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), através da Direção de Serviços de Qualidade e Acreditação (DSQA). Esta entidade certifica por áreas de educação e formação, sendo esta certificação dependente da comprovação por parte da entidade formadora da sua capacidade para organizar e executar formação especializada em determinadas áreas de educação e formação.
A par disso, a formação profissional exige avaliação de conhecimentos e a emissão de um certificado que é “emitido por uma entidade formadora que comprova que o formando frequentou com aproveitamento uma ação de formação profissional e, eventualmente, contendo indicações relativas ao nível de qualificação, à preparação para o exercício de uma atividade profissional.”

Uma entidade formadora certificada pela DGERT pode legitimamente emitir certificados de formação profissional através da plataforma oficial para o efeito (SIGO).

Formação Não Certificada

A DGERT considera  que a entidade formadora deve demonstrar o cumprimento de um conjunto de condições (requisitos) que determinam a qualidade da prestação do seu serviço de formação.

Os requisitos de certificação aplicam-se a todas as entidades que solicitem certificação e às entidades certificadas para efeitos da manutenção desse reconhecimento. Caso o processo não seja aprovado, a DGERT não atribui a certificação, não sendo a formação da entidade reconhecida legalmente e não podendo estas entidades emitir um certificado na plataforma oficial de formação (SIGO). #doitbetter #formacaocertificada